Home / Cultura / Abertura da Semana da Cultura Japonesa afirma força da presença nipônica no Brasil

Abertura da Semana da Cultura Japonesa afirma força da presença nipônica no Brasil

público observa obras de arte na Abertura da Semana da Cultura JaponesaA 11ª Semana da Cultura Japonesa foi aberta na sexta-feira (15/6) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a apresentação grupo de taikô Tamashii e a presença de artistas, homenageados, autoridades, imprensa, entre outros, comemorando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Na cerimônia, Ken Kaneko, ator e artista plástico, recebeu das mãos da secretária de Turismo e Cultura, Rosana Almeida, uma placa em sua homenagem.

Ken exaltou a humildade ao explicar que no Japão não se considera um “mestre” alguém que seja rico ou famoso em sua atividade, mas sim a pessoas comuns em qualquer profissão, seja um pedreiro ou um jardineiro. “A maior riqueza é a nossa luz interior”, declarou ele. “Há um templo no Japão onde as pessoas se reúnem uma vez por ano para verem a Deus. No local elas se posicionam em frente a uma cortina, que posteriormente é aberta para revelar um espelho, ressignificando que Deus está dentro de cada um”, completou.

Costumeira participante da Semana em outras edições, a secretária de Turismo e Cultura, Rosana Almeida, disse que fez questão de manter as portas abertas para a comunidade japonesa do município. ”Por meio da minha gestão na pasta de Cultura, tomei ainda mais contato com esse legado tão rico”, afirmou.

Segundo o curador Paulo Dud, a Semana Japonesa embuense, que é respeitada como uma referência da comunidade nipônica, terá até o dia 30/6 inúmeras atrações, com destaque para as exposições coletivas “Nikkei Art & Craft” e a “Cerâmica Artística de Alta Temperatura”, que contam com artistas de Embu das Artes e de outras cidades, que elevam o evento com obras de alta qualidade. (confira a programação abaixo)

Vários artistas expositores compareceram como Yotaka Toyota, Marli Takeda, Milton Takada, Nishui, Kazu Heshizuru e Nishio, alguns com reconhecimento internacional e em salões do Brasil. Sadao Nagata, considerado um dos criadores da Semana Japonesa, também prestigiou o evento. Nagata receberá o título de Cidadão Embuense na Câmara Municipal no dia 27/6 pelas mãos do vereador Carlinhos do Embu, que estava presente.

ken kaneko discursa na Abertura da Semana da Cultura JaponesaProgramação completa:
Até 30 de junho – 9h às 17h
– Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft. Artistas: Auro Okamura; Eiji Yajima;
 Graciela Wakizaka; Getsusen Kobasyashi; Hirimichi Moriyama; Yotaka Toyota; Yoshiaki Yatsunami; Yasuichi Kogima; Yugo Mabe; Iwao Nakagima (in memorian); Marli Takeda; Milton Takada; Mitico Aragaki; Nichio; Moriyo Kogima; Kaneaki Tada; Kenjiro Ikoma; Kenichi Kaneko; Kamori; Sakai (in memorian); Sérgio Massayuki Matukawa e Sussumo Harada
– Exposição de Cerâmica Artística de Alta Temperatura (coletivo de alunos do professor Kengiro Ikoma)
Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29, Centro)

24 de junho – 9h às 17h
– Workshop: produção de obras de cerâmica no torno ao vivo, com a participação do público
Local: Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29, Centro)

24 de junho – 11h
– Cerimônia de Nascimento do Templo Kobo Daishi (1276) – Fundação da Seita Shingon
Local: Rua Professor Mario Osassa, 1273, Jd. Magali

27 de junho – 19h
– Sessão Solene dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e entrega do título de Cidadão Embuense a Sadao Nagata
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 – Parque Industrial)

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

cena da peça Dona Baratinha

Shopping Granja Vianna apresenta Dona Baratinha em Domingo É Dia de Teatro

A peça faz parte da programação do mês, que agitará as férias da criançada A …