Home / Utilidade pública / Alckmin assina adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Alckmin assina adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Com a formalização, o Estado de São Paulo se compromete a manter e apoiar administrativa e financeiramente o conselho voltado para promoção da igualdade racial

Foto: Alexandre Carvalho/A2img
Foto: Alexandre Carvalho/A2img

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 17, a adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR. Coordenado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, o SINAPIR constitui uma forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir especialmente à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

“São Paulo é terra da miscigenação, cosmopolita, multicultural, que não aceita nenhum tipo de racismo”, exclamou Alckmin, destacando políticas de enfrentamento a desigualdade já existentes. “Aqui estamos na vanguarda na promoção dos direitos humanos e, assinando com o Sistema Nacional, vamos incorporar novos programas e projetos com os municípios. Já reconhecemos áreas quilombolas, promovemos pontuação acrescida nas universidades para negros, pardos e indígenas, estabelecemos a Decradi –  Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. Está no DNA de São Paulo a promoção dos direitos humanos”,  define Alckmin.

O Estado de São Paulo conta, desde 1984, com o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e, desde 2009, com a Coordenadoria de Políticas para a População Negra e Indígena, no entanto, a adesão do Estado ao Sistema Nacional contribuirá nos processos de criação e fortalecimento destes órgãos de promoção da igualdade racial em âmbito estadual.

Com essa formalização, o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, se compromete a manter e apoiar administrativa e financeiramente o conselho voltado para promoção da igualdade racial, bem como funcionamento do órgão políticas de promoção da igualdade racial, oferecendo condições administrativas e financeiras para sua ampliação.

Além disso, obriga-se a organizar e coordenar fóruns estaduais de gestores municipais de promoção da igualdade racial, a elaborar e executar plano de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial, a propor planos e programas a serem pactuados no âmbito do SINAPIR, e a fortalecer os planos e programas decorrentes da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

O Estado de São Paulo também irá integrar a Rede Nacional de Atendimento às Vítimas de Discriminação Racial, participar do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial; e ainda apoiará os Municípios na criação de órgãos de promoção da igualdade racial e na elaboração e execução de seus planos, entre outras ações.

Assinaram também o Termo de Adesão o secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Junior, representando o governo federal; o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, e a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

detran

Detran.SP alerta sobre o uso correto da seta

Indicar com antecedência quando for fazer qualquer movimento com o carro pode evitar acidentes Você …