Home / Carapicuíba / Aldeia de Carapicuíba celebra a tradicional Festa de Santa Cruzinha neste fim de semana

Aldeia de Carapicuíba celebra a tradicional Festa de Santa Cruzinha neste fim de semana

celebração da festa de santa cruzinha na aldeia de carapicuíbaA Aldeia Jesuítica de Carapicuíba celebra neste mês uma de suas festas religiosas mais tradicionais e antigas: a Festa de Santa Cruzinha. Ela dá continuidade à tradicional Festa de Santa Cruz, que acontece sempre em maio, há mais de 300 anos, e remete à época em que os padres procuravam catequizar os índios e unificar a tradição cultural com a celebração religiosa católica de exaltação a Santa Cruz. A Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba apoia o evento.

A programação na praça da Aldeia começa dia 15, sábado, às 19h, com o levantamento do mastro, reza do terço, Dança de Santa Cruz e quermesse. No domingo, dia 16, acontece a celebração de missa às 11h; apresentação musical às 14h; procissão e Santa Missa a partir das 17h.

Traga sua família e prestigie essa festa tão importante para a cultura de Carapicuíba e de toda a região. Uma celebração que preserva a identidade indígena, católica e sertaneja dos primeiros moradores da região.

História da Festa

A Festa de Santa Cruz é uma tradição nascida no seio dos aldeamentos jesuíticos e conta com elementos religiosos e indígenas. Como forma de facilitar a catequese dos povos nativos da região, os jesuítas agregaram às tradicionais danças indígenas em volta da fogueira um elemento cristão – a Cruz. Assim surgiu a dança e a Festa de Santa Cruz.

A Dança de Santa Cruz ou Sarabaquê compreende três partes: Saudação, Roda e Despedida. A Saudação e Despedida são consideradas sagradas, e a Roda profana. As primeiras têm melodia que lembram os cantos gregorianos, os versos fixos e o tema devocional. São realizadas em frente à Capela, em frente ao Cruzeiro e em seguida em frente a cada casa onde tiver uma cruz. Os instrumentos utilizados pelos componentes são: violas, pandeiros, cuícas e reco-recos. O ritmo é lento e repetitivo e, por esse motivo, ficou conhecido como “15 com 15”.

A Zagaia é uma variação da dança de Santa Cruz, com maior influência indígena da dança, da música e do cântico, caracterizada por uma grande roda em frente à capela.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

aluna de carapicuíba recebe dose da vacina contra HPV

Carapicuíba realiza vacinação contra o HPV em escolas públicas

Para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos Na …