Home / Carapicuíba / Aldeia Jesuítica de Carapicuíba terá artesanato comemorativo e exposição de fotos no aniversário de 53 anos

Aldeia Jesuítica de Carapicuíba terá artesanato comemorativo e exposição de fotos no aniversário de 53 anos

O aniversário de Carapicuíba está chegando e a prefeitura prepara uma série de atrações para a população comemorar o aniversário de 53 anos da cidade. O morador que tem imagens antigas da cidade ou é artesão, pode ajudar a preparar esta festa tão importante para a nossa cidade. Os artesanatos, vídeos e fotos selecionados farão parte de exposição que acontecerá na Aldeia, nos dias 25 e 26 de março.

Os moradores que tem em casa aquelas fotos e vídeos antigos que mostram um pouco do passado da nossa cidade, podem levá-los até a Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba. Será feito um arquivo com a cópia das imagens e o nome do proprietário e em março será feita uma exposição na Praça da Aldeia Jesuítica.

A Secretaria de Cultura e Turismo convida artesãos e artesãs a criar um souvenir para o município (ou lembrancinha), com o tema “Aldeia Jesuítica de Carapicuíba – Patrimônio Histórico do Brasil”. Os artesãos que tiverem seus trabalhos selecionados poderão comercializá-los durante as festividades. Para participar o artesão precisa fazer sua inscrição na secretaria de Cultura e Turismo, na Av. Presidente Vargas, 280 – Vila Caldas, de segunda a sexta-feira entre 9h e 16h. É necessário apresentar RG e CPF originais e a carteirinha de inscrição no SUTACO (veja mais informações no quadro baixo). As pessoas inscritas serão avisadas por telefone sobre data e local de apresentação dos modelos de souvenir.

Valorizar a cultura local e a importância histórica de Carapicuíba é uma marca do atual governo. O prefeito Marcos Neves e a vice-prefeita Gilmara Gonçalves ressaltam a importância de resgatar as belezas e valores da Aldeia Jesuítica como patrimônio nacional, tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre as ações planejadas para o local estão a criação de um polo gastronômico e de artesanato, além de city tour.

Carteira de Identificação SUTACO
A SUTACO é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Para obter a Carteira o profissional entra em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba e agenda um horário para demonstrar seu ofício, que será avaliado de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista.

Para mais informações acesse http://www.sutaco.sp.gov.br ou ligue para a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 4184-5413.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

professores em pequeno auditório acompanhando palestra da psicóloga educacional Kátia Cândido

Em Carapicuíba, profissionais da educação passam por capacitação para grade curricular 2019

Gestores e profissionais da rede municipal de ensino de Carapicuíba participaram, na última semana, no …