Home / Carapicuíba / Aldeia Jesuítica de Carapicuíba terá artesanato comemorativo e exposição de fotos no aniversário de 53 anos

Aldeia Jesuítica de Carapicuíba terá artesanato comemorativo e exposição de fotos no aniversário de 53 anos

O aniversário de Carapicuíba está chegando e a prefeitura prepara uma série de atrações para a população comemorar o aniversário de 53 anos da cidade. O morador que tem imagens antigas da cidade ou é artesão, pode ajudar a preparar esta festa tão importante para a nossa cidade. Os artesanatos, vídeos e fotos selecionados farão parte de exposição que acontecerá na Aldeia, nos dias 25 e 26 de março.

Os moradores que tem em casa aquelas fotos e vídeos antigos que mostram um pouco do passado da nossa cidade, podem levá-los até a Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba. Será feito um arquivo com a cópia das imagens e o nome do proprietário e em março será feita uma exposição na Praça da Aldeia Jesuítica.

A Secretaria de Cultura e Turismo convida artesãos e artesãs a criar um souvenir para o município (ou lembrancinha), com o tema “Aldeia Jesuítica de Carapicuíba – Patrimônio Histórico do Brasil”. Os artesãos que tiverem seus trabalhos selecionados poderão comercializá-los durante as festividades. Para participar o artesão precisa fazer sua inscrição na secretaria de Cultura e Turismo, na Av. Presidente Vargas, 280 – Vila Caldas, de segunda a sexta-feira entre 9h e 16h. É necessário apresentar RG e CPF originais e a carteirinha de inscrição no SUTACO (veja mais informações no quadro baixo). As pessoas inscritas serão avisadas por telefone sobre data e local de apresentação dos modelos de souvenir.

Valorizar a cultura local e a importância histórica de Carapicuíba é uma marca do atual governo. O prefeito Marcos Neves e a vice-prefeita Gilmara Gonçalves ressaltam a importância de resgatar as belezas e valores da Aldeia Jesuítica como patrimônio nacional, tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre as ações planejadas para o local estão a criação de um polo gastronômico e de artesanato, além de city tour.

Carteira de Identificação SUTACO
A SUTACO é a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Para obter a Carteira o profissional entra em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba e agenda um horário para demonstrar seu ofício, que será avaliado de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista.

Para mais informações acesse http://www.sutaco.sp.gov.br ou ligue para a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 4184-5413.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

filhos e pais em tenda com pebolim

Dia dos Pais recebe mais de 6 mil pessoas em Carapicuíba

No penúltimo sábado, 11, o Parque Gabriel Chucre foi palco da grande festa de comemoração …