Home / Cotia / Associação de Amigos do Parque Cemucam discute concessão do local

Associação de Amigos do Parque Cemucam discute concessão do local

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090166A Associação de Amigos do Parque Cemucam (AAPC) promoveu na noite de ontem (7 de agosto) uma reunião extraordinária aberta ao público para discutir a futura concessão do parque à iniciativa privada. O Granja News acompanhou com exclusividade a reunião, que aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim da Glória. O CEMUCAM, que pertence à cidade de São Paulo, é um dos 14 parques que a gestão João Dória (PSDB) pretende conceder a empresas privadas para aliviar os cofres da capital paulista.

. O CEMUCAM, que pertence à cidade de São Paulo, é um dos 14 parques que a gestão João Dória (PSDB) pretende conceder a empresas privadas para aliviar os cofres da capital paulista.

A proposta do tucano é que as empresas possam explorar comercialmente os parques (com estacionamento, publicidade e alimentação, por exemplo) em troca de benfeitorias para os locais e sob a condição de não cobrar a entrada.

Estiveram presentes, além de usuários do parque, membros do conselho gestor do parque como Gabriela Gaia e também integrantes da atual gestão da AAPC: o vice-presidente Nelson Camargo e o primeiro secretário Carlos Nascimento, além do membro do conselho anterior Osvaldo Gaia. A presidente do CONSEG Granja Viana, Maria Goreti Camarano, e o líder sindical Alex da Força também compareceram.

Segundo os membros do conselho e da AAPC, o parque hoje precisa de algo entre R$ 150 e 200 mil por mês para se manter, mas tem recebido somente R$ 100 mil. A prefeitura paulistana já vem alegando há algum tempo que os parques estão pesando muito no orçamento e isso coloca em risco sua infraestrutura, bem como a segurança dos usuários e funcionários.

P1090169A ideia do conselho é discutir um plano de concessão e apresentá-lo a potenciais “padrinhos”, isto é, entidades que assumam e executem o projeto concebido pela comunidade. Eles temem que, sem isso, uma empresa alheia aos anseios do conselho e dos usuários assuma o parque e faça o que bem entender no local.

Além de estacionamento, publicidade e alimentação, foi sugerido que o parque tenha retorno financeiro também por meio do aluguel de equipamentos. Osvaldo também propôs a cobrança de uma pequena taxa de personal trainers e professores de esportes que deem aulas pagas no parque pelo direito de exercer atividade lucrativa no local.

Ciclistas que usam o parque para treinar ou promover encontros de entusiastas do esporte foram convidados a falar de ideias de eventos para a modalidade no local. Maria Isabel Gandolfi, que vem organizando eventos bem-sucedidos pela Granja Viana, foi convidada para falar de ideias de bazares e feiras no parque que também possam gerar renda para o CEMUCAM.

O líder sindical Alex da Força disse que a prefeitura de São Paulo realizou uma série de audiências públicas para debater o assunto e que uma segunda rodada de encontros deve acontecer ainda neste semestre, e que os interessados no futuro do parque deveriam comparecer a eles. Ele também alertou que já houve um primeiro chamamento público para empresas interessadas em assumir os 14 parques.

P1090168Os participantes do encontro também debateram possibilidades como a proibição da realização de churrascos no local e a transferência do parque para a prefeitura de Cotia.

O conselho pretende se reunir todas as segundas-feiras às 19h para continuar a debater a concessão. O local dos próximos encontros ainda será definido, mas a intenção é que seja dentro do próprio CEMUCAM.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

foto1

Obras de empreendimento na Estrada Fernando Nobre são suspensas

Por Victor de Andrade Lopes As obras do empreendimento Centro Logístico Fernando Nobre, localizado na …

Deixe uma resposta