Home / Carapicuíba / BuZum! percorre Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes e outras 14 cidades do interior paulista com seu novo espetáculo Mamulengo

BuZum! percorre Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes e outras 14 cidades do interior paulista com seu novo espetáculo Mamulengo

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, a itinerância
da peça inspirada na cultura popular brasileira tem patrocínio da CCR ViaOeste
e acontece durante os meses de abril e maio

Foto Pedro Andreetta
Foto Pedro Andreetta

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam a 17 cidades do interior paulista o espetáculo Mamulengo, nova criação do projeto BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas. Com o patrocínio da CCR ViaOeste, entre 03 de abril e 24 de maio, o BuZum! apresenta 245 sessões gratuitas da peça que explora a cultura popular por meio de bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco. Em Carapicuíba, o BuZum! estaciona em frente à EMEF Prof Miguel Costa Junior no dias 15 de maio. Já em Barueri, o projeto é apresentado dias 16 e 17 de maio, em frente às EMEFs José Vital e Levy Gonçalves de Oliveira.

Com expectativa de atender cerca de 12.250 crianças e professores da rede pública de ensino, as sessões do BuZum! são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR ViaOeste.

Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o Buzum! é um dos principais projetos culturais apoiados pela concessionária na Região Oeste. “Por meio dele, conteúdos diferenciados são oferecidos ao público de forma lúdica e com profundo poder de transformação social. Acreditamos que, assim, conseguimos contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que a concessionária está inserida”, explica Sergio.

O enredo de Mamulengo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”.

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O mamulengo

O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atualidades. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Itinerância de Mamulengo pelo estado de São Paulo

De 03 de abril a 24 de maio, o BuZum! leva o espetáculo Mamulengo para alunos da rede pública de ensino de 17 cidades no estado de São Paulo: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista, Cotia, Itu, Araçariguama, Santana do Parnaíba, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Barueri, Osasco e Embu das Artes.

BuZum! em 6 anos

Em setembro de 2016, o BuZum! completou seis anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar: são mais de 200 mil quilômetros rodados para realizar 7.500 apresentações a 400 mil espectadores em 1.000 escolas públicas de nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz  levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem: um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.

Repertório
O repertório da companhia tem 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil, considerando as estreias de 2017. São eles: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; Máquinas, sobre a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreia Mamulengo e Que lixo é lixo?.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

FICHA TÉCNICA “Mamulengo”

Concepção e texto_ Beto Andreetta

Direção_ Wanderley Piras

Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Nilton Marques, Nina Rocha e Thiago Thalles

Trilha sonora_ César Maluf

Criação e confecção de bonecos e cenário_ Genilda Felix, Joelma Felix, Dejane Maria, Mestre Bila, Mestre Zé Lopes, Miro dos Bonecos, Bibio de Saúba, Neide.

Direção de produção_ Mari Gutierrez

Coordenação de produção_ Aldo Andreetta

Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão

Produção de campo_ Leonardo Campos e Thiago Catelani

Design gráfico_ Sato do Brasil> casadalapa

Fotos_ Milene Milan

Técnicos de som e luz_ Roger Borges e Henrique Hertzel

Motoristas_ José Valério e Renner Santos

Direção administrativa_ Jackson Iris

Assistente financeiro_ Glaucia Souza

Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação

Realização_ BuZum!

Serviço:

CARAPICUÍBA

Dia 15 de maio (segunda-feira)

EMEF. Prof Miguel Costa Junior

Estrada Egílio Vitorello, 2132 – Jd Angélica

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

BARUERI

Dia 16 de maio (terça-feira)

EMEF José Vital

Rua Gov. Adhemar P. de Barros, 117 – Jd. Itaquiti

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

Dia 17 de maio (quarta-feira)

EMEF Levy Gonçalves de Oliveira

Rua Renilde de Almeida, 400 – Parque Imperial

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

EMBU DAS ARTES

Dias 22 e 23 de maio (segunda e terça-feira)

Local a definir

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

COTIA

Dia 25 de maio (quinta-feira)

EM José Manoel de Oliveira

Estrada da Capelinha, 8917 – Capelinha

Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h | 14h30

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Secretaria de Obras de Carapicuíba economiza

Prefeitura de Carapicuíba economiza mais de R$ 160 mil com convênio para retirada de recicláveis

No início deste ano, a Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Obras e Serviços …