Home / Cotia / Câmara de Cotia aprova mudanças para a GCM e o magistério público, comenta Eleições 2018 e parabeniza professores
vereadores durante sessão da câmara de cotia

Câmara de Cotia aprova mudanças para a GCM e o magistério público, comenta Eleições 2018 e parabeniza professores

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Câmara de Cotia

vereadores durante sessão da câmara de cotiaA Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã de ontem (16 de outubro) sua trigésima segunda sessão ordinária de 2018. Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, quatro projetos, incluindo o de lei complementar 16/2018, que revoga o inciso IV do § 1º do artigo 98 da Lei Complementar nº 188, de 12 de novembro de 2013, que estabelece o estatuto, o quadro, o plano de carreira e remuneração do Quadro do Magistério Público de Cotia; e o de lei complementar 17/2018, que altera a Lei Complementar nº 216, de 10 de novembro de 2015, confere nova redação ao Anexo II da Lei Complementar nº 63, de 23 de março de 2006 e institui a Diária Especial para a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Por meio da Diária Especial, o guarda civil pode trabalhar nos seus dias de folga em troca de remuneração adicional, aumentando o contingente da corporação e evitando que os agentes recorram a bicos para complementar sua renda.

edson silva discursa na tribuna da câmara de cotia
Edson Silva
Foram aprovados também o projeto de Lei 44/2018, que altera o anexo III, da Lei nº 1.811, de 18 de março de 2014, que ‘Dispõe sobre a estrutura administrativa, o quadro de cargos de provimento efetivo, os cargos de provimento em comissão e as funções de confiança da Câmara”, dando outras providências; e o de resolução 4/2018, que altera o §1º, do artigo 3º, da Resolução 6/2014, que “institui o Controle Interno do Poder Legislativo do Município de Cotia, define suas competências, atividades, responsabilidades e demais regulamentações dos procedimentos necessários”.

Os vereadores mantiveram ainda o veto total ao projeto de lei 32/2018, que autorizava a prefeitura a distribuir lanches para pacientes transportados para tratamento de saúde em outros municípios.

Em discurso, Edson Silva (PRB) anunciou que, no dia 28, realizará a 17ª festa das crianças no Turiguara. “Não tem nada a ver com política e sim com entretenimento. São festas simples, mas de coração, faço com muito amor. Estaremos também dia 20 no Lava-Pés e dia 21 em Caucaia”.

Celso Itiki (PSD) aproveitou para anunciar que também dará uma festa de dia das crianças em Caucaia. Num outro momento, o líder do governo Dr. Castor (PSD), parabenizou o colega Pedinha (PROS) por uma festa realizada no km 26. “Ajudei a distribuir presentes e nunca vi tantos na vida, é muito gratificante ver o sorriso das crianças sabendo que elas nunca ganhariam nada”. Fernando Jão (PSDB) também elogiou os colegas pelos eventos. “Para os críticos, as festas são pouca coisa, mas vocês colocaram um sorriso no rosto de uma criança”

celso itiki discursa na tribuna da câmara de cotia
Celso itiki
Totens de segurança e Guarda Civil Metropolitana

Em discurso, Edson Silva (PRB) parabenizou a GCM pelo trabalho desenvolvido no município e solicitou ao prefeito Rogério Franco (PSD) e ao vice-prefeito e secretário de segurança pública Almir Rodrigues (PSD) que aumentem o contingente da corporação por meio de concurso. “O contingente da Guarda está ficando pequeno para o tamanho da cidade”, comentou.

Sobre a fala de Edson, Jão disse: “O prefeito apresenta hoje um projeto de lei que aumenta o contingente da Guarda dentro das possibilidades financeiras. É uma forma inteligente de administrar a cidade, pois sabemos que se fizer um concurso, vai onerar a folha do município”, disse.

Em seguida, o tucano discorreu sobre o papel da guarda ultimamente no município. “A Guarda está desempenhando um papel que é da PM. Nas delegacias de Cotia, de 70% a 80% dos flagrantes são da Guarda. Temos que exigir do próximo governador que aumente o contingente da PM”, conclamou.

fernando jão discursa na tribuna da câmara de cotia
Fernando Jão
Castor parabenizou a prefeitura por criar a Diária Especial para a Guarda. Em seguida, falou dos totens de segurança que estão sendo instalados na cidade. “A turma do quanto pior, melhor, está dizendo que os totens vão multar, e isso é mentira. A função deles é dar segurança. Curitiba tinha o maior numero de totens do Brasil, agora é Cotia que tem. Se acontecer um crime, o totem filma e facilita a elucidação do caso”, disse.

O presidente da casa, Paulinho Lenha (PSB), agradeceu ao prefeito por ter “um olhar clinico à Guarda Municipal. Nós votamos alguns projetos impopulares na Câmara por necessidade, mas agora aprovamos aumentos de 26 a 41% no funcionalismo”, disse.

Professor Osmar (PV) parabenizou o prefeito pelos totens, que, segundo ele, “são olhos da guarda e uma forma de inibir a ação criminosa”.

Dia dos Professores

Alguns parlamentares lembraram o Dia dos Professores (comemorado na véspera da sessão) e falaram sobre o assunto. Osmar parabenizou a categoria e refletiu sobre a educação. “Tem professor sendo maltratado por levar o ensino e o caráter às pessoas. Educação são os pais que dão, o professor dá o ensino. Peço à sociedade brasileira que respeite o professor, respeite esse trabalho maravilhoso que é ensinar. Tenho muita experiência em sala de aula, passei por muitas situações, inclusive situações em que a criança sofria abusos em casa e você tinha de ajuda-la sem expô-la e sem abalar seu psicológico. O maior prazer pra um professor é quando ele vê que o aluno está aprendendo”, concluiu.

dr castor discursa na tribuna da câmara de cotia
Dr. Castor
Edson Silva também parabenizou os educadores. “Que tenham o respeito tanto da população quanto do poder público. Que nós orientemos nossos filhos a irem à escola para aprender. Estão achando que o professor tem que dar educação para as crianças, mas isso vem do berço”, disse.

Eleições 2018

Castor agradeceu os 2050 votos de Cotia para o deputado federal reeleito Herculano Passos (DEM), apoiado por ele. “É uma eleição difícil, as pessoas estão desiludidas com política. Queremos agradecer também os votos para o deputado estadual Márcio Camargo (PSDB), que infelizmente não conseguiu ser reeleito”, lamentou. “Por questão ideológica, estarei apoiando João Dória para governador, pois é um candidato parceiro do Rogério Franco e tem melhores condições de nos ajudar. Não tenho nada contra o Márcio França (PSB), mas acho que o Dória nos ajudará muito”, acrescentou.

Já Osmar comentou: “A eleição foi realmente atípica, mas fiquei triste pela nossa cidade. Ficamos órfãos de um deputado estadual. Era uma porta para buscar melhorias para a cidade no estado. Por outro lado, elegemos deputados federais, então fechamos uma porta aqui e abrimos dez em Brasília”, finalizou.

professor osmar discursa na tribuna da câmara de cotia
Professor Osmar
Edson Silva convidou a todos para uma reflexão. “Nunca foi tão difícil escolher um candidato nas eleições para mim. Não votei em nenhum dos dois no primeiro turno e os dois não estão me passando crédito nenhum agora. Muita briga de esquerda e direita, mas estão esquecendo do Brasil. Que o próximo presidente venha fazer o bem para nosso país. Chega de corrupção, chega de coisa negativa, precisamos dar uma resposta à população. E ela tem que saber votar, saber pesquisar, para todos os cargos. Teve deputado federal com 9 mil votos em Cotia e sem compromisso nenhum com a cidade. Perdemos o único deputado que nos representava, que era o Márcio Camargo. Muitos falaram mal dele, mas não viram o seu trabalho. Ficou impopular porque a oposição batia muito nele. Quero ver o que eles trarão para o município. Eles descobrem que uma obra está prestes a ser inaugurada e vão lá dizer que ela é fruto de reinvindicação deles”, desabafou.

Lenha (PSB), também lamentou a derrota de Márcio Camargo nas urnas. “Quem perdeu não foi ele, foi a cidade, pois ficou sem um representante na ALESP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

FRACASSADOS PELO ÊXITO

  Ah, esta quinzena traz consigo um novo tema. Que prazer reviver esse momento aqui …

Skip to content