Home / Cotia / Campanha de Vacinação contra a Gripe entra na reta final

Campanha de Vacinação contra a Gripe entra na reta final

A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde e é gratuita. A dose aplicada é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B)

homem é vacinado contra a gripe durante Ação Global no Sesi CotiaO município de Cotia ainda não atingiu a meta de vacinação contra a Gripe Influenza e a Campanha de Vacinação, com prazo prorrogado, termina na sexta-feira (22/06). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o balanço da campanha (até 15/06) mostra que apenas 77,72% do público-alvo já se imunizou e que a meta é chegar aos 90% de cobertura. Números do Ministério da Saúde, mostram que os casos de gripe em 2018 já são duas vezes maiores do que no mesmo período do ano passado.

Entre o grupo prioritário que deve se vacinar estão os profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).

“Este período do ano é um dos mais críticos para quem tem bronquite, asma, apresenta quadro alérgico, entre outros problemas respiratórios. Um simples resfriado pode evoluir e se tornar um problema grave. A vacina é importantíssima, e o público-alvo deve procurar se imunizar para se proteger, a gripe pode matar”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia. Ela explicou que o público-alvo é defino pelo Ministério da Saúde com base no risco que estas pessoas têm de desenvolver formas mais graves da doença e por serem consideradas de maior potencial de transmissão do vírus.

A vacina está disponível nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e é gratuita. A dose aplicada na campanha é a trivalente (H3N2, H1N1 e Influenza B).

Quem deve se vacinar contra a Influenza?
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está disponível para profissionais da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, professores, privados de liberdade e comorbidades (pessoas com doenças crônicas não transmissíveis).

Onde se vacinar?
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os endereços das UBS’s de Cotia estão disponíveis em https://goo.gl/XThoR4

Quando?
Até 22 de junho, das 9h às 16h.

Por que se vacinar contra a Influenza?
Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, além de causar sintomas como febre, nariz entupido, cansaço, dor no corpo e estar por trás de complicações como pneumonia e infarto.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma criança com um guarda sol autua simbolicamente uma motorista em cotia

No mês do trânsito, estudantes de Cotia vão ‘autuar’ motoristas

A Secretaria de Transporte e Trânsito organizou uma programação que começou no início do mês …