Home / Carapicuíba / Carapicuíba dá mais um passo para desenvolver Plano Municipal de Turismo

Carapicuíba dá mais um passo para desenvolver Plano Municipal de Turismo

Convite Oficina Plano Turismo_outubro (1)No dia 17 de outubro, terça-feira, às 18h, acontece a 3º Oficina Pública do Plano Municipal de Turismo (PMT) de Carapicuíba. A atividade é aberta a população e será realizada no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, rua Célio Meucci, 65 – Vila Caldas.

Esta etapa será para desenvolvimento do PMT e envolve a montagem do Diagnóstico Turístico, com estudo das potencialidades e pesquisa de demanda.

Carapicuíba agora faz parte do novo Mapa das Regiões Turísticas do Governo do Estado de São Paulo. No site da Secretaria Estadual de Turismo é possível consultar as cidades recomendadas como destinos paulistas para serem conhecidos. A elaboração do Plano Municipal de Turismo é fundamental para a concessão do título oficial de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

Como parte desse processo, no dia 12 de outubro, durante as celebrações de aniversário da Aldeia e o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida, o prefeito Marcos Neves acompanhado do bispo diocesano Dom Frei João Bosco e do padre Riomar Aristide da Silva assinam o Termo de Cooperação para Fomento Turístico. Com isso a prefeitura e a comunidade Santa Catarina viabilizam que a igreja na Praça da Aldeia fique aberta à visitação diariamente, em horário comercial. A secretaria de Cultura e Turismo vai disponibilizar um guia para receber os turistas e contar a história da igreja e do aldeiamento.

Na primeira etapa de desenvolvimento do Plano foi realizado o levantamento de todos os comércios e estabelecimentos da cidade em quatro áreas: Alimentação, Transporte, Hospedagem e Souvenir, dando origem ao inventário turístico que foi apresentado na 1º Oficina, em 6 de julho.

O prefeito Marcos Neves e a vice-prefeita Gilmara Gonçalves ressaltam a importância de resgatar as belezas e valores da Aldeia Jesuítica como patrimônio nacional, tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre as ações planejadas para o local estão a criação de um polo gastronômico e de artesanato, além de city tour.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

alunos posam com os novos uniformes em mãos

Prefeitura de Carapicuíba entrega uniformes para alunos das escolinhas de esportes

A Prefeitura de Carapicuíba segue trabalhando e investindo no potencial esportivo de jovens e crianças …