Home / Carapicuíba / Carapicuíba dá mais um passo para desenvolver Plano Municipal de Turismo

Carapicuíba dá mais um passo para desenvolver Plano Municipal de Turismo

Convite Oficina Plano Turismo_outubro (1)No dia 17 de outubro, terça-feira, às 18h, acontece a 3º Oficina Pública do Plano Municipal de Turismo (PMT) de Carapicuíba. A atividade é aberta a população e será realizada no salão paroquial da Igreja Santo Antônio, rua Célio Meucci, 65 – Vila Caldas.

Esta etapa será para desenvolvimento do PMT e envolve a montagem do Diagnóstico Turístico, com estudo das potencialidades e pesquisa de demanda.

Carapicuíba agora faz parte do novo Mapa das Regiões Turísticas do Governo do Estado de São Paulo. No site da Secretaria Estadual de Turismo é possível consultar as cidades recomendadas como destinos paulistas para serem conhecidos. A elaboração do Plano Municipal de Turismo é fundamental para a concessão do título oficial de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

Como parte desse processo, no dia 12 de outubro, durante as celebrações de aniversário da Aldeia e o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida, o prefeito Marcos Neves acompanhado do bispo diocesano Dom Frei João Bosco e do padre Riomar Aristide da Silva assinam o Termo de Cooperação para Fomento Turístico. Com isso a prefeitura e a comunidade Santa Catarina viabilizam que a igreja na Praça da Aldeia fique aberta à visitação diariamente, em horário comercial. A secretaria de Cultura e Turismo vai disponibilizar um guia para receber os turistas e contar a história da igreja e do aldeiamento.

Na primeira etapa de desenvolvimento do Plano foi realizado o levantamento de todos os comércios e estabelecimentos da cidade em quatro áreas: Alimentação, Transporte, Hospedagem e Souvenir, dando origem ao inventário turístico que foi apresentado na 1º Oficina, em 6 de julho.

O prefeito Marcos Neves e a vice-prefeita Gilmara Gonçalves ressaltam a importância de resgatar as belezas e valores da Aldeia Jesuítica como patrimônio nacional, tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre as ações planejadas para o local estão a criação de um polo gastronômico e de artesanato, além de city tour.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

23600266308_4867cec22b_o

Poupatempo comemora 20 anos com exposição de fotos de novas tecnologias de atendimento

Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Programa Poupatempo abre hoje uma exposição de …

Deixe uma resposta