Home / Carapicuíba / Carapicuíba recebe pacientes psiquiátricos em nova Residência Terapêutica

Carapicuíba recebe pacientes psiquiátricos em nova Residência Terapêutica

sala da residência terapêuticaDevido à Lei da reforma psiquiátrica, que determina a extinção progressiva dos manicômios no país, o Governo do Estado encaminhou para Carapicuíba dez pacientes com transtornos mentais, vindos de hospitais psiquiátricos de São Paulo. O objetivo é trazer autonomia e qualidade de vida a essas pessoas, sem a necessidade de viverem em hospitais.

Para acolher os pacientes, a Prefeitura alugou no último mês uma casa, localizada no bairro Jardim das Belezas, com três quartos, dois banheiros, sala, cozinha, dispensa e área de convivência social, que possui árvores frutíferas e espaço para horta. A nova Residência Terapêutica foi decorada e recebeu mobília e eletrodomésticos novos, além de roupas de cama, mesa e banho, tornando o ambiente adequado e aconchegante.

armário da residência terapêuticaOs moradores contam com equipe multiprofissional composta por quatro enfermeiros, seis cuidadores, dois cozinheiros e dois auxiliares de serviços gerais, além da supervisão da coordenadora Francisca Soares, que explica a importância das Residências Terapêuticas para os pacientes. “Além de ter a autonomia e qualidade de vida que um hospital não oferece, aqui eles podem alcançar a liberdade para sonhar de novo, fazer planos e ter uma vida como cidadãos e não como pacientes”, explica.

Segundo a coordenadora, a nova rotina será absorvida, respeitando o quadro clínico de cada morador. Ela explica que, com o tempo, atividades de recreação, como exercícios físicos, música, bate-papo, jogos e passeios farão parte do cotidiano. Além de atividades domésticas moderadas, como retirar o lixo, abrir o portão para as visitas e recolher a roupa na lavanderia.

sala da residência terapêutica“Depois de anos vivendo em hospitais, aos poucos eles estão se lembrando de como é ter um lar, com amigos e novas experiências”, comemora a coordenadora Francisca.

Rede de Atenção Psicossocial

Para o atendimento de pessoas com transtornos psiquiátricos, Carapicuíba conta com ampla rede de atenção psicossocial. Ao todo, são duas Residências Terapêuticas, para pacientes encaminhados pelo Governo do Estado, e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo o Infantil, para crianças de 2 a 17 anos; o Adulto e o álcool e Drogas, para pessoas a partir dos 18 anos. Vale ressaltar que no início da atual gestão, todos os Caps receberam reforma completa.

banheiro da residência terapêutica

quarto da residência terapêutica

cozinha da residência terapêutica

sala da residência terapêutica

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

homens trabalhando em pintura de guia em carapicuíba

Prefeitura de Carapicuíba intensifica ações de zeladoria

A Prefeitura continua trabalhando para manter a cidade limpa e bem sinalizada. No último mês, …

Deixe uma resposta