Home / Cotia / Conseg Granja Viana de agosto: autoridades confirmam que Cotia pretende investir em monitoramento para combater a criminalidade

Conseg Granja Viana de agosto: autoridades confirmam que Cotia pretende investir em monitoramento para combater a criminalidade

Por Victor de Andrade Lopes

de Paula, goreti, J. Roberto, Fernandes, Marcos, Iran e Arilto sentados durante o conseg de agosto
Da esquerda para a direita: de Paula, goreti, J. Roberto, Fernandes, Marcos, Iran e Arilto (Foto: Victor de Andrade Lopes)
O Conseg (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite de ontem (2/8) sua sexta reunião mensal de 2018. O encontro contou com a presença da presidente da entidade, Maria Goreti; do delegado do 2º DP de Cotia, Marcos Alexandre Catta; do comandante Fernandes, da Polícia Militar (PM) de São Paulo; dos guardas civis metropolitanos de Cotia J. Roberto e de Paula; e de Iran e Arilto, representando a Secretaria de Obras de Cotia.

Em sua fala de abertura, Goreti comentou os pedidos de vários moradores da Rua Monet e proximidades, que reclamam de assaltos constantes e pedem uma base policial no local. Segundo ela, bases fixas estão sendo evitadas devido aos elevados custos de manutenção. Sistemas de monitoramento têm sido o recurso preferido das forças de segurança pública, pois assim não é necessário manter policiais fixos num mesmo local.

O delegado Marcos comentou o incêndio criminoso ocorrido recentemente no Cotolengo, no período em que ele esteve de férias. “O delegado que me substituiu achou por bem não indiciar o suspeito e eu respeito a decisão dele. Temos algumas suspeitas e o sujeito seria possivelmente portador de problemas mentais. Estamos acompanhando o caso”, disse.

Ao comentar outro caso, o assassinato de um entregador de gás na região da Estrada do Embu, ele criticou a recusa das mais de 30 testemunhas em colaborar com as investigações. “Como eu vou prender o assassino desse jeito? Muitos até comentaram que a vítima era ‘apenas um entregar de gás’. Que desprezo pela vida humana!”, lamentou o delegado.

Em seguida, Arilto e Iran falaram sobre demandas recorrentes da população, como operações tapa-buraco, sinalização viária e iluminação pública. Sobre a demora em atender pedidos na região da Granja Viana, Arilto reconheceu o problema, mas pediu a compreensão da população local. “Nossa cidade é muito grande. Aqui na Granja, nós temos buracos e lâmpadas queimadas, mas em certos pontos da cidade, as pessoas não têm nem onde andar direito”, diz. “Quando assumimos a secretaria, não havia contrato com empresa nenhuma. E quando se abre uma licitação, a empresa que perde entra com recurso e aí o processo atrasa mais 90 dias”, finaliza.

Sobre a onda de assaltos na Rua Monet, Iran prometeu que os postes da via terão as atuais lâmpadas de vapor de sódio substituídas por lâmpadas de vapor metálico em 30 dias. Ele também se comprometeu a atender algumas reivindicações antigas de moradores que compareceram à reunião.

O guarda civil J. Roberto corroborou a fala inicial de Goreti e confirmou que o município está investindo em câmeras de monitoramento 24 horas por dia, com agentes designados para acompanhar as imagens. “São câmeras de alta potência e alcance. Quando teve aquele acidente do caminhão que perdeu o freio na Estrada da Roselândia e atingiu o muro do Mercado Municipal, nós conseguimos imagens claras a partir da câmera instalada na Praça da Matriz”, disse. A distância entre o equipamento e o local da batida é de quase 1,5 km.

Foi confirmado então que a prefeitura de Cotia pretende instalar 30 totens de monitoramento em toda a cidade, cada qual com seis câmeras (incluindo câmeras inteligentes, capazes de identificar placas de veículos roubados), até o final do ano.

Já ao final da reunião, Fernandes comemorou o fato da cidade estar investindo em monitoramento e esclareceu que ele não é contra câmeras. Ele apenas lembra que, se não tiver ninguém para monitorar as imagens que elas geram, elas se tornam muito menos eficientes.

Sobre a atuação da PM na região, disse que a corporação precisa da população muito mais do que a população acha que precisa dela. “Precisamos que vocês estejam sempre nos munindo de informações para tornar nosso trabalho mais eficiente”, disse.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 6 de setembro, às 18h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

nova frota de viaturas da guarda de cotia estacionadas

Prefeitura lança o programa “Cotia + Segura” no sábado (20/10)

O prefeito Rogério Franco vai entregar a nova frota da GCM, colocar em atividade os …