Home / Carapicuíba / Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo une-se a iniciativa europeia pelo desenvolvimento sustentável

Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo une-se a iniciativa europeia pelo desenvolvimento sustentável

Selecionada por programa de cooperação da União Europeia, Cioeste vai trabalhar junto com a cidade polonesa de Bielsko-Biala em projetos conjuntos. O acordo foi assinado esta semana

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e a cidade Bielsko-Biała, da Polônia, firmaram acordo de cooperação para projetos de desenvolvimento inovadores e sustentáveis, por meio do programa Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia.

A iniciativa IUC tem como propósito conectar cidades e regiões da América Latina e Europa que tenham objetivos similares em termos de desenvolvimento sustentável para compartilhar soluções e boas práticas tendo em vista a Nova Agenda Urbana e a Luta Contra as Mudanças Climáticas.

Considerando as intenções do Cioeste – formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista – e a Bielsko-Biala de cooperar em inovação para o desenvolvimento local e regional, o acordo estabelece o ponto de partida para a promoção de novas oportunidades de negócios, com foco no desenvolvimento econômico e social sustentável, o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de conhecimentos relevantes para as duas regiões.

O acordo contempla também a aproximação de empresas e instituições de ensino na área de tecnologia da informação, com o objetivo de fomentar negócios entre as regiões, assim como, intercambiar casos de sucesso e inovação e qualificação de trabalhadores para esse mercado.

A cooperação entre regiões busca promover o crescimento, inovando e compartilhando conhecimento com clusters, cadeias globais de valor e estratégias de especialização inteligente. Algo relevante para a América Latina, onde os governos estão tentando diversificar suas economias baseadas eminentemente no mercado de commodities. Parte da solução é cooperar estreitamente com o setor privado, ajudando a reunir empresas dentro e fora da UE, bem como envolvendo pequenas e médias empresas.

Em 2017, numerosas regiões da América Latina aderiram à iniciativa. No decorrer de 2018, espera-se que outras 15 regiões da América Latina sejam associadas às suas congêneres na Europa.

IUC
O programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) gira em torno de três eixos principais: cooperação cidade-cidade para desenvolvimento urbano sustentável; o estabelecimento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia; e a cooperação entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico regional através da inovação, competitividade e especialização inteligente.

Na América Latina e Caribe, o programa é chamado IUC-LAC, que tem um orçamento de mais de 5 milhões de euros, durará 3 anos, sendo escolhidas 20 cidades entre Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru e 20 regiões na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru para colaborações com suas contrapartes europeias.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content