Home / Cotia / Cotia busca parceria com OSC para atender população em situação de rua

Cotia busca parceria com OSC para atender população em situação de rua

Objetivo é implantar um Centro de Convivência e um dos diferenciais é a possibilidade de per noite. Também está previsto um canal de comunicação

agentes da assistência social de Cotia atendem moradores de rua
Foto: Vagner Santos
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, busca a implantação de um novo modelo de atendimento a pessoas em situação de rua por meio de parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC). Um edital de chamamento foi publicado e as entidades sem fins lucrativos e organizações religiosas podem enviar suas propostas.

“O Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua será na modalidade Centro Dia, podendo haver acolhimento de per noite especificamente para atendidos encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, sob a supervisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS]”, explicou o prefeito Rogério Franco. Segundo o Chefe do Executivo, o critério para custeio de despesas relativas ao atendimento será proveniente de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) de Cotia e de recursos Estaduais próprios para essa finalidade.

A Prefeitura vai criar um espaço em que a população em situação de rua possa ter atendimento imediato e emergencial, sempre das 8h às 17h, com profissionais preparados promovendo oficinas técnicas em economia solidária, oficina de música, oficina produtiva, cabeleireiro, culinária, palestras e outras atividades correlatas. O edital também prevê a criação de um número de plantão para que moradores informem a Prefeitura sobre a presença de pessoas em situação de rua, a partir daí, será programa uma abordagem e atendimento destas pessoas.

Entre as propostas da Secretaria de Desenvolvimento Social está a construção, em conjunto com a pessoa assistida pelo Centro de Convivência, do seu processo de saída da situação de rua, além de encaminhamento para formação profissionalizante. “O trabalho envolve desde o atendimento emergencial, que é a refeição, o banho, a troca de roupa, até o resgate da dignidade, a recuperação da autoestima, a construção de mecanismos que permitam a este indivíduo se reintegrar à família, à sociedade e partir para autossuficiência”, disse Mara Franco, titular da pasta.

Mais informações sobre o edital de chamamento público SDS/CMAS 1/2018 podem ser consultadas em http://novo.cotia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/Des.-Social2.pdf.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

funcionários da prefeitura removem ocupação irregular de área pública

Prefeitura de Cotia intensifica fiscalização em áreas invadidas

A Secretaria de Habitação reforçou as ações de combate a invasões de áreas públicas e …

Deixe uma resposta