Home / Cotia / Cotia implanta tecnologia digital na comunicação de GCM’s e agentes de trânsito

Cotia implanta tecnologia digital na comunicação de GCM’s e agentes de trânsito

Tecnologia aumenta a segurança na comunicação, pois os dados são criptografados e a frequência é acessada apenas por aparelhos devidamente cadastrados

um guarda civil de cotia fala ao rádio enquanto monitora uma televisão com imagens de câmeras de segurançaA Prefeitura de Cotia concluiu a primeira etapa – de três previstas – de implantação da digitalização na comunicação dos Guardas Civis Municipais (GCM’s) e dos agentes de trânsito, da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans). Desde junho, todos os GCM’s e os agentes de trânsito passaram a utilizar rádios digitais para fazer o contato com as suas centrais de comunicação, e entre si. A medida garante mais segurança na comunicação, clareza e integração.

Os rádios portáteis HT’s já foram entregues aos guardas e aos agentes de trânsito e as três antenas já começaram a ser instaladas. Uma no Atalaia (concluída) e as outras duas ficarão em Caucaia do Alto e Granja Viana, e devem estar instaladas até o final do mês. “Com apenas uma antena já percebemos melhora considerável na comunicação. Pouco mais de 30% do projeto concluído e já tivemos melhora de praticamente 100%, em relação à comunicação analógica”, explicou o GCM da Silva, que integrou a equipe de implantação do sistema digital.

A digitalização da comunicação das corporações aumenta a segurança, uma vez que os dados são criptografados e somente aparelhos devidamente cadastrados conseguem se conectar à central de comunicação. “Colocamos fim à interceptação da comunicação da central com os guardas”, disse Almir Rodrigues, Secretário de Segurança Pública. “Muitas operações da GCM ficavam enfraquecidas quando alguém mal-intencionado interceptava a frequência da central. Agora isso não vai mais acontecer”, completou.

A frequência digital também coloca fim aos chiados na comunicação e permite a integração entre corporações, já que, em situações especiais, é possível a comunicação direta entre comando da GCM e agentes de trânsito. “Este era um anseio antigo da corporação de segurança de nossa cidade e que o prefeito Rogério Franco, sensível a esta necessidade, apoiou e permitiu este avanço”, disse Almir Rodrigues.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma criança com um guarda sol autua simbolicamente uma motorista em cotia

No mês do trânsito, estudantes de Cotia vão ‘autuar’ motoristas

A Secretaria de Transporte e Trânsito organizou uma programação que começou no início do mês …