Home / Carapicuíba / Crevim está em novo endereço para melhor atender às mulheres vítimas de violência

Crevim está em novo endereço para melhor atender às mulheres vítimas de violência

51 Em mais uma ação para melhorar o atendimento dos serviços prestados aos munícipes, a Prefeitura de Carapicuíba alterou o local do Crevim (Centro de Referência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher). Agora, o Centro está atendendo na Av. Tâmara, 283, Centro.

A mudança foi necessária porque o serviço de atendimento especializado à mulher vítima de violência, de acordo com a Resolução nº 109 de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social, deve estar atrelado ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

“Na nossa gestão, estamos implantando uma gestão técnica para proporcionar atendimento de qualidade aos cidadadãos. A mudança realizada no Crevim é mais um exemplo de como é possível ampliar o atendimento e organizar melhor os serviços públicos”, ressalta o prefeito Marcos Neves.

Segundo a secretária Mirian Vanessa Pires, “O Crevim deve ser visto e respeitado como política pública de direito do cidadão e dever do Estado (município) e não como política de governo, na forma como estava implantado. Isso significa que o Crevim passa a ser um serviço essencial a população e ganha forma técnica/operacional inovadora”.

Melhorias no atendimento

O Crevim, na gestão Marcos Neves, passa a ter financiamento público do Governo Federal, subsidiando o próprio aluguel, pagamento de funcionários, entre outras autonomias. Ganha um advogado para orientação jurídica, assistentes sociais e pedagogo para acolhida das mulheres e familiares que necessitam de atendimento humanizado.

Outra melhoria do Crevim é a autonomia técnica com a garantia de um veículo especifico e diário para atender as demandas de visitas domiciliares e intervenções emergentes.

O mais inovador é que serão oferecidos cursos de geração de renda como manicure e panificação para mulheres vitimizadas, proporcionando a possibilidade de autonomia financeira, auxiliando na superação e interrupção do ciclo de violência.

51 DSC_4830Gestão técnica

É importante lembrar que na gestão anterior, o Crevim já foi vinculado à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Governo, porém a visão especifica das pastas não colaboraram com o atendimento integral visto que a violência carrega aspectos sociais e familiares e precisa ser vista como um todo, incluindo a visão do território que a família reside, que a política de Assistência Social prevê.

Projetos para atendimento ao agressor, previsto na Lei Maria da Penha, já estão sendo viabilizados e estudados em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher – DDM.

O Crevim funciona de segunda a sexta-feira das 8 as 17 horas e o telefone é (11) 4184-6025.

11 anos da Lei Maria da Penha

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Prefeitura de Carapicuíba realizaram na segunda-feira (7) o 1º Ciclo de Palestras sobre a Lei Maria da Penha e seus Atores na Rede de Atendimento. O evento em comemoração aos 11 anos da Lei 11.340/06 aconteceu no auditório da Estácio FNC.

As palestras foram ministradas pela Dra. Kelly Fernandes de Moraes, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Carapicuíba, o juiz Mario Rubens Assunpção, o Cabo C. Ricardo do 33º Batalhão da Polícia Militar, a professora Marcia Longo e a secretária-adjunta do Trabalho Sônia Guilherme.

A usuária do Crevim Jane, vítima de violência doméstica, deu depoimento sobre a questão e incentivou as mulheres que passam por essa situação a denunciarem o agressor e buscarem ajuda.

Também participaram do evento a secretária de Assistência Social Miriam Vanessa Pires, o presidente da Câmara Ronaldo Souza e vice-prefeita Gilmara Gonçalves.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Foto: Divulgação / CMC

Indicação da Câmara de Carapicuíba pede equipamentos de proteção e adicional de insalubridade para profissionais da Secretaria de Transporte e Trânsito

Documento foi apresentado na Sessão Ordinária dessa terça-feira (05) Uma Indicação, de autoria da vereadora …