Home / Cotia / Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Capacitação aconteceu na Escola de Bombeiros da Polícia Militar. Com período de seca, a incidência de queimadas é maior, além da baixa nos reservatórios de água

queimada consumindo vegetação em Cotia Integrantes da Defesa Civil de Cotia participaram da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) na Região Metropolitana, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, na última semana. O treinamento foi ministrado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.

Todos os participantes receberam certificados de participação na oficina que visa a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres no período de estiagem. Os agentes da corporação assistiram palestras sobre legislação, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, entre outros. Também acompanharam explanações sobre a Operação Corta-Fogo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas.

“É importante que os agentes da Defesa Civil passem por reciclagem e capacitação para termos melhores condições de dar respostas efetivas em caso de alguma intercorrência. Parabéns a todos que participaram das oficinas”, disse o prefeito Rogério Franco.

No período de estiagem é mais comum os registros de queimadas. Como Cotia tem vasta área coberta por vegetação, fica mais vulnerável a este tipo de ocorrência. A prevenção começa com o apoio da população não queimando lixo e outros materiais, não jogando bituca de cigarro em área de vegetação, entre outros. Economizar água também é fundamental, já que os níveis dos reservatórios sofrem baixa neste período do ano.

A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.

Fotos: Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

alunos segurando caixas em um jardim

Movimento Slow Food chega a Cotia

O alimento é a cola do mundo. Reunimo-nos em volta de uma mesa para celebrar. …