Home / Trânsito e transportes / É candidato à habilitação? Confira o que o Detran.SP permite fazer via internet

É candidato à habilitação? Confira o que o Detran.SP permite fazer via internet

Pesquisar autoescola credenciada, treinar para a prova teórica e acompanhar todo o processo estão entre as possibilidades

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece uma série de serviços online no portal www.detran.sp.gov.br para quem tem mais de 18 anos e pretende tirar a primeira habilitação.

O primeiro deles é o agendamento para ir à unidade da cidade onde reside entregar os documentos necessários para iniciar o processo e fazer a coleta biométrica (registro das digitais, assinatura e foto). É só clicar em “Serviços Online” e depois em “agendamento” na coluna dos serviços de “CNH-Habilitação”. Antes, o candidato deve fazer o cadastro no portal, criando login e senha de acesso.

A página também disponibiliza a consulta às autoescolas credenciadas. Basta ir no rodapé e clicar em “Parceiros”>”Centros de Formação de Condutores”>”Pesquisa de CFCs Credenciados”. É possível fazer a busca pelo nome do estabelecimento, tipo (teórico e prático) e por município. O endereço de médicos e psicólogos credenciados pode ser localizado também em “Parceiros”.

Após ser aprovado nos exames médicos e iniciar as aulas na autoescola, o futuro motorista consegue consultar o andamento de todo o processo, como a realização das aulas teóricas e práticas e também o resultado dos exames teórico e prático na área de “Serviços Online”>“CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”.

Ao todo, são 45 horas/aula teórica e 25 horas/aula prática na categoria B (carro), sendo que pelo menos 5 e, no máximo, 8 são feitas obrigatoriamente em simulador de direção veicular e uma, no mínimo, deverá ser feita à noite nas ruas. Quem opta pela categoria A (moto), tem de cumprir 20 horas/aula de aprendizagem prática. O cidadão é submetido a testes ao final de cada etapa.

Preparação para as provas – Para se preparar para o exame teórico, o candidato tem à disposição um simulado virtual que traz questões reais do banco de perguntas utilizadas no teste teórico aplicado pelo Detran.SP. Como ocorre na prova de verdade, o cidadão tem 40 minutos para responder as 30 perguntas. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 70% das questões (ou seja, 21).

O simulado pode ser feito pelo portal www.detran.sp.gov.br, pelo Facebook, onde o usuário encontra o teste digitando “Simulado de Provas – Detran SP” na busca, e também por meio do aplicativo gratuito para tablets e smartphones. A ferramenta está disponível para as plataformas Android e iOS e pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo do Detran.SP economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet.

Já para saber como será a prova prática de direção veicular, o candidato pode consultar o manual de exame prático preparado pelo Detran.SP e disponibilizado gratuitamente também em seu portal, na parte de “CNH-Habilitação”>”Primeira Habilitação e ACC”>”Consulte o manual do cidadão para o exame prático de direção veicular”.

Entre as orientações que o material traz estão os direitos e deveres do candidato, as características e o passo a passo da prova, os critérios de avaliação e a descrição de todas as faltas que geram reprovação. Nele, o Detran.SP explica, por exemplo, o que significa avançar o meio-fio na hora da baliza, uma das faltas eliminatórias mais frequentes no exame, além de quantas tentativas e quanto tempo o candidato tem para estacionar o veículo na área de baliza.

Mais detalhes sobre o processo de primeira habilitação podem ser consultados no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), que disponibiliza um tutorial completo em vídeo para auxiliar o futuro motorista.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Nos primeiros oito meses do ano, 209 vidas foram poupadas no trânsito do Estado de São Paulo

De janeiro a agosto, houve redução de 5,6% em relação ao mesmo período de 2017 …