Home / Cotia / Em primeira sessão pós-recesso, Câmara de Cotia tem mudança de nome da sala de sessões e rejeição à Semana da Mulher na Política

Em primeira sessão pós-recesso, Câmara de Cotia tem mudança de nome da sala de sessões e rejeição à Semana da Mulher na Política

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090134A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na tarde e noite da última terça-feira (1/8) sua vigésima segunda sessão ordinária de 2017, a primeira após o recesso de julho. Durante o encontro, os vereadores aprovaram a mudança de nome da sala de sessões para Vereador Danilo Barquet. A mudança vem menos de um ano após a última alteração, que em novembro de 2016 batizou o local com o nome do também vereador Edgar Alexandre Pires, então recém-falecido. Foi aprovada também, por unanimidade, a proposta de emenda nº 1/2017, que altera os artigos 43, 59 e 97 da Lei Orgânica de Cotia.

Na tribuna, Celso Itiki (PSD) voltou a criticar as obras do Sistema São Lourenço em Caucaia do Alto, como vem fazendo há várias sessões. “Consultei um representante da empresa e soube que eles não farão nenhuma obra de reparação. Eles deveriam devolver as vias do mesmo jeito que as encontraram!”, lamentou o vereador.

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva (PRB), por sua vez, comemorou as futuras operações tapa-buracos que serão realizadas na cidade e parabenizou a Secretaria de Obras do município por estabelecer uma parceria com empresa privada para implementar o Parque Linear do Turiguara.

Professor Osmar (PV) solicitou mais iluminação na cidade para aumentar a segurança dos pedestres e motoristas e melhorar sua visibilidade, enquanto que sua colega de partido Angela Maluf relatou o trabalho que vem desenvolvendo numa penitenciária feminina no Butantã, onde algumas moradoras de Cotia cumprem penas.

P1090121O presidente Paulinho Lenha (PSB) relatou a jornada de uma moradora da cidade para conseguir uma consulta com um ginecologista: em julho do ano passado, ao tentar marcar a consulta, ela teria conseguido horário somente para dezembro. Em dezembro, informaram-na de que a consulta seria adiada para julho deste ano. Quando finalmente achou que conseguiria ver o especialista, foi surpreendida com a informação de que seu horário passaria para dezembro. “Se a Secretaria de Obras vai bem, a de Saúde ainda precisa melhorar”, disse o parlamentar.

Marcos Nena (PMDB) apontou que a Câmara precisa de mais legisladores para representar devidamente a população do município, que cresceu nos últimos anos. Depois, ele enalteceu a Semana da Juventude Cristã de Cotia, realizada na semana anterior à retomada das sessões com o seu apoio. “Precisamos resgatar a crença. Os jovens estão perdendo a esperança e tendo suas vidas ceifadas”, disse.

Dr. Castor
Dr. Castor

O líder do governo Dr. Castor endossou as palavras de Celso e disse que realmente a São Lourenço precisa entregar o local das obras como o encontrou. Nena pediu um aparte e disse que várias concessionárias “vêm atuar na cidade, fazem o que querem e vão embora”.

Já na reta final da sessão, três moções foram aprovadas por todos os votantes: uma moção de aplausos à Casa Refúgio e duas moções de pesar por dois falecimentos: a Apóstola Conceição da Silva e o ex-vereador Danilo Barquet, que batizará a sala das sessões da casa.

Angela Maluf lamentando a rejeição de sua proposta para criar a Semana da Mulher a Política e inclui-la no calendário oficial do município
Angela Maluf lamentando a rejeição de sua proposta para criar a Semana da Mulher a Política e inclui-la no calendário oficial do município

Também ao final do encontro, Angela sofreu uma derrota: seu projeto de lei nº 18/2017, que criaria e incluiria a Semana da Mulher na Política no calendário oficial de eventos da cidade, foi arquivado após parecer da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, que entendeu que tal evento necessitaria de apoio de secretarias do município e esbarraria em limitações orçamentárias, portanto. Angela lamentou a rejeição, mas disse que “a nossa caminhada continua”.

Placa homenageando Danilo Barquet (foto tirada em 23 de agosto de 2017 e adicionada à matéria no dia seguinte)
Placa homenageando Danilo Barquet (foto tirada em 23 de agosto de 2017 e adicionada à matéria no dia seguinte)
Celso Itiki
Celso Itiki
Arildo Gomes
Arildo Gomes
Marcos Nena
Marcos Nena
Angela Maluf
Angela Maluf
Professor Osmar
Professor Osmar

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content