Home / Cotia / Espera por consulta nas UBS’s de Cotia cai de seis meses para, no máximo, 20 dias

Espera por consulta nas UBS’s de Cotia cai de seis meses para, no máximo, 20 dias

Com mapeamento da rede de saúde pública, remanejamento e capacitação de profissionais, gestão inteligente, entre outros, Administração Municipal chegou ao resultado

Foto: Vagner Santos
Sem aumentar gastos com a atenção básica, em um ano, a Prefeitura de Cotia conseguiu reduzir o tempo de espera por agendamento com clínico geral, pediatra e ginecologista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A espera caiu de seis meses, em média, para, no máximo, 20 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde, há unidades em que o paciente consegue o agendamento para um prazo inferior a uma semana. Em relação à coleta de exame de sangue, o agendamento caiu de sete meses para, no máximo, dois meses.

“O mais importante neste resultado é que ele foi alcançado com trabalho de inteligência, gestão, sem aumentar gastos”, comemorou o prefeito Rogério Franco. A Prefeitura realizou um mapeamento das unidades, fez planejamentos e readequação do atendimento. A Secretaria de Saúde chegou a montar um setor de apoio à gestão que coordenou todo o trabalho.

“Desde o ano passado, temos nos debruçado no diagnóstico do serviço de saúde e em resolver os problemas emergenciais. Temos avançado muito e os resultados positivos já são realidade”, completou o prefeito. O levantamento citado pelo prefeito apontou que, apesar de a rede ofertar mais vagas do que o mínimo exigido, a espera continuava grande por conta de fatores como o alto percentual de absenteísmo (acima de 40%) até a necessidade de remanejamento de profissionais. Foi montado um esquema de reforço no atendimento e, cinco profissionais da atenção básica, atenderam, de forma itinerante, em diversas unidades, até equiparar o tempo de espera em cada uma das UBS’s.

Para dirimir a fila da coleta de sangue, a Secretaria fez um levantamento de demanda por região e promoveu a redistribuição da cota que é ofertada pelo Governo do Estado. Uma medida simples, porém, de grande impacto no atendimento.

Paralelo a isso, a Secretaria lançou mão de metodologias que auxiliam na gestão inteligente e funcional, como os 5S’s e o 5W2H, que já são realidade na rede municipal. As metodologias consistem em identificar problemas, apresentar soluções, delegar responsabilidades e cobrar resultados. Os funcionários também passaram por capacitação e treinamento para promoverem um atendimento humanizado e de qualidade para a população.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma criança com um guarda sol autua simbolicamente uma motorista em cotia

No mês do trânsito, estudantes de Cotia vão ‘autuar’ motoristas

A Secretaria de Transporte e Trânsito organizou uma programação que começou no início do mês …