Home / Cotia / Estudantes da rede municipal de Cotia iniciam o ano letivo com merenda de qualidade

Estudantes da rede municipal de Cotia iniciam o ano letivo com merenda de qualidade

Refeição servida aos cerca de 30 mil alunos passa a contar com pães integrais com quinoa e chia, arroz, feijão, carnes, verduras, frutas, leite, entre outros

A Secretaria de Educação de Cotia implantou algumas mudanças no serviço de fornecimento de merenda escolar para os aproximadamente 30 mil alunos da rede municipal de ensino. A partir de agora, fornecedores distintos serão responsáveis por itens da merenda separados entre estocáveis, perecíveis, hortifrutigranjeiros, fórmula infantil e mão de obra. Com isso, a gestão municipal passa a ter maior controle no pré-preparo, preparo e distribuição do alimento. Outra novidade é no sistema de aquisição de carnes que passou a ser o IQF (Individually Quick Frozen), uma técnica de congelamento rápido que congela um a um cada corte evitando desperdício.

“Esta mudança nos permitiu oferecermos alimentos mais saudáveis e variados no cardápio dos estudantes de forma que atendam todas as necessidades nutricionais para a idade”, disse o prefeito Rogério Franco. Entre os alimentos estão pães integrais com quinoa e chia, enriquecidos com vitaminas e minerais, biscoitos integrais, leite, iogurte, arroz, feijão, carnes, ovos, verduras, legumes e frutas variadas.

Do ponto de vista da administração municipal a vantagem está em relação ao maior controle sobre a alimentação dos estudantes. “A administração passa a ter um controle maior dos itens que serão entregues nas escolas. Vamos verificar e atestar a qualidade e quantidade podendo notificar fornecedores, caso o contrato não seja cumprido”, disse André Vasques, Secretário de Educação.

O secretário lembrou que a prefeitura acabou de realizar um concurso público e vai contratar nutricionista para fazer o acompanhamento in loco do alimento que será servido aos alunos. “Vamos garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, elaboração de cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, controle de estoque, realização de testes de qualidade e aceitabilidade dos alimentos”, explicou André.

O nutricionista também fará controle do resto-ingestão, diagnóstico nutricional, desenvolvimento de projetos de educação nutricional, acompanhamento dos alunos com necessidades específicas como diabetes e intolerâncias.

Fotos: Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

professores em pequeno auditório acompanhando palestra da psicóloga educacional Kátia Cândido

Em Carapicuíba, profissionais da educação passam por capacitação para grade curricular 2019

Gestores e profissionais da rede municipal de ensino de Carapicuíba participaram, na última semana, no …