Home / Cotia / Exclusivo: engenheiros apresentam sistema Parede de Concreto em workshop em Cotia

Exclusivo: engenheiros apresentam sistema Parede de Concreto em workshop em Cotia

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

público lota auditório da Faculdade Mario Schenberg durante a palestra de João Batista Rodrigues da Silva
Auditório da Faculdade Mario Schenberg durante a palestra de João Batista Rodrigues da Silva (Foto: Bruna Lopes @brunaclopes)
A Faculdade Mário Schenberg, em Cotia, recebeu na noite da última quarta-feira (1) o workshop ‘Parede de Concreto’, organizado pela Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC) em parceria com a instituição e a Secretaria de Habitação de Cotia. Voltado para profissionais de engenharia e arquitetura da região, o evento reuniu especialistas no sistema e autoridades de habitação e urbanismo da cidade.

Após a fala de abertura de Arthur Augusto Weigand Berna, presidente da AETEC, o engenheiro Rubens Monge Silveira, coordenador do Grupo Parede de Concreto – ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), deu início à primeira palestra da noite, falando do grupo e do cenário do sistema hoje.

Rubens Monge Silveira falando ao microfone
Rubens Monge Silveira
Conforme vídeos exibidos durante a apresentação, o sistema de Parede de Concreto consiste em subir paredes de concreto por meio de moldes que são preenchidos com concreto e depois removidos, com possibilidade de múltiplas reutilizações, a depender do zelo da construtora pela manutenção deles. Com o sistema, é possível construir um andar por dia numa obra convencional, possibilitando a construção de um complexo de moradia popular em questão de dez dias.

Depois, o também engenheiro João Batista Rodrigues da Silva, diretor do IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas), falou especificamente sobre telas soldadas para paredes de concreto. Segundo ele, o sistema de Parede de Concreto é utilizado em 36 países.

João Batista Rodrigues da Silva falando ao microfone
João Batista Rodrigues da Silva
Ele também conclamou os colegas a terem mais “humildade”. “Quando a pessoa é médica, ela pode ser especialista em alguma parte ou aspecto do corpo humano. Quando ela é advogada, ela pode se especializar em algum ramo do Direito. Já os engenheiros sempre acham que são especialistas em tudo! Quem se acha especialista em tudo, no fundo, não é especialista em nada”, disse.

Por fim, Arnoldo Wendler, engenheiro e diretor da Wendler Projetos, falou sobre ‘Tecnologia do Concreto para Utilização na Parede’ e, em seguida, sobre “Normas de Parede de Concreto – NBR 16.055 Comentada segundo a Norma de Desempenho NBR 15.575”, para que o público aprendesse as determinações e limitações legais do sistema.

quatro participantes do workshop Parede de Concreto posam para fotoO secretário de habitação de Cotia, Sérgio Folha, que ajudou a organizar o evento, falou um pouco ao Granja News (único veículo jornalístico que compareceu) sobre a concepção do workshop Parede de Concreto. “Surgiu de um convite do Álvaro, coordenador do curso de engenharia aqui da Faculdade Mario Schenberg, e do Arthur, presidente da AETEC”, conta.

“Com essa tecnologia, você desenvolve moradias mais baratas e em maior velocidade e consegue diminuir a demanda habitacional dos municípios e estados. Daí a importância do poder público acompanhar este tipo de discussão”, explica Folha. “Agora estamos trabalhando também para ensinar a população contemplada pelos programas de moradia popular a gerenciar e conviver em condomínios”, diz.

O secretario adjunto de habitação, Onofre Ferreira, e o presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna
O secretario adjunto de habitação, Onofre Ferreira, e o presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna
Em Cotia, o sistema Parede de Concreto já foi utilizado no Bairro Novo, no Mirante da Mata. Segundo o secretário, o projeto teve baixo custo e resultou em edifícios bonitos. “É a tecnologia a favor de solucionar os problemas”, declarou Folha.

Arnoldo Wendler falando ao microfone
Arnoldo Wendler
O presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna, falando ao microfone
O presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma pequena porção de paella sendo colocada em um pote, com a grande panela de paella vista logo atrás

Apae de Cotia representará Espanha na 33ª Festa das Nações

Uma das Festas beneficentes mais tradicionais da cidade de Cotia acontece no próximo dia 25 …