Home / Cotia / Exclusivo: engenheiros apresentam sistema Parede de Concreto em workshop em Cotia

Exclusivo: engenheiros apresentam sistema Parede de Concreto em workshop em Cotia

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

público lota auditório da Faculdade Mario Schenberg durante a palestra de João Batista Rodrigues da Silva
Auditório da Faculdade Mario Schenberg durante a palestra de João Batista Rodrigues da Silva (Foto: Bruna Lopes @brunaclopes)
A Faculdade Mário Schenberg, em Cotia, recebeu na noite da última quarta-feira (1) o workshop ‘Parede de Concreto’, organizado pela Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia (AETEC) em parceria com a instituição e a Secretaria de Habitação de Cotia. Voltado para profissionais de engenharia e arquitetura da região, o evento reuniu especialistas no sistema e autoridades de habitação e urbanismo da cidade.

Após a fala de abertura de Arthur Augusto Weigand Berna, presidente da AETEC, o engenheiro Rubens Monge Silveira, coordenador do Grupo Parede de Concreto – ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), deu início à primeira palestra da noite, falando do grupo e do cenário do sistema hoje.

Rubens Monge Silveira falando ao microfone
Rubens Monge Silveira
Conforme vídeos exibidos durante a apresentação, o sistema de Parede de Concreto consiste em subir paredes de concreto por meio de moldes que são preenchidos com concreto e depois removidos, com possibilidade de múltiplas reutilizações, a depender do zelo da construtora pela manutenção deles. Com o sistema, é possível construir um andar por dia numa obra convencional, possibilitando a construção de um complexo de moradia popular em questão de dez dias.

Depois, o também engenheiro João Batista Rodrigues da Silva, diretor do IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas), falou especificamente sobre telas soldadas para paredes de concreto. Segundo ele, o sistema de Parede de Concreto é utilizado em 36 países.

João Batista Rodrigues da Silva falando ao microfone
João Batista Rodrigues da Silva
Ele também conclamou os colegas a terem mais “humildade”. “Quando a pessoa é médica, ela pode ser especialista em alguma parte ou aspecto do corpo humano. Quando ela é advogada, ela pode se especializar em algum ramo do Direito. Já os engenheiros sempre acham que são especialistas em tudo! Quem se acha especialista em tudo, no fundo, não é especialista em nada”, disse.

Por fim, Arnoldo Wendler, engenheiro e diretor da Wendler Projetos, falou sobre ‘Tecnologia do Concreto para Utilização na Parede’ e, em seguida, sobre “Normas de Parede de Concreto – NBR 16.055 Comentada segundo a Norma de Desempenho NBR 15.575”, para que o público aprendesse as determinações e limitações legais do sistema.

quatro participantes do workshop Parede de Concreto posam para fotoO secretário de habitação de Cotia, Sérgio Folha, que ajudou a organizar o evento, falou um pouco ao Granja News (único veículo jornalístico que compareceu) sobre a concepção do workshop Parede de Concreto. “Surgiu de um convite do Álvaro, coordenador do curso de engenharia aqui da Faculdade Mario Schenberg, e do Arthur, presidente da AETEC”, conta.

“Com essa tecnologia, você desenvolve moradias mais baratas e em maior velocidade e consegue diminuir a demanda habitacional dos municípios e estados. Daí a importância do poder público acompanhar este tipo de discussão”, explica Folha. “Agora estamos trabalhando também para ensinar a população contemplada pelos programas de moradia popular a gerenciar e conviver em condomínios”, diz.

O secretario adjunto de habitação, Onofre Ferreira, e o presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna
O secretario adjunto de habitação, Onofre Ferreira, e o presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna
Em Cotia, o sistema Parede de Concreto já foi utilizado no Bairro Novo, no Mirante da Mata. Segundo o secretário, o projeto teve baixo custo e resultou em edifícios bonitos. “É a tecnologia a favor de solucionar os problemas”, declarou Folha.

Arnoldo Wendler falando ao microfone
Arnoldo Wendler
O presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna, falando ao microfone
O presidente da AETEC, Arthur Augusto Weigand Berna

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

nova frota de viaturas da guarda de cotia estacionadas

Prefeitura lança o programa “Cotia + Segura” no sábado (20/10)

O prefeito Rogério Franco vai entregar a nova frota da GCM, colocar em atividade os …