Home / Carapicuíba / Instituto CCR apresenta Teatro a Bordo em Carapicuíba

Instituto CCR apresenta Teatro a Bordo em Carapicuíba

Com o apoio da CCR ViaOeste, o Teatro a Bordo estaciona em Carapicuíba na sexta-feira (19) e sábado (20).

ViewImage.aspx Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que estaciona em Carapicuíba com a apresentação do Instituto CCR e apoio da CCR ViaOeste, empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, nos dias 19 e 20 de maio, na Praça São Pedro, na Vila Sulamérica, com a parceria da Prefeitura Municipal de Carapicuíba.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.

Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.

Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste, destaca que o diferencial do Teatro a Bordo é conseguir unir cultura e sustentabiliade de maneira lúdica e atrativa. “Acreditamos que o despertar e participar da Cultura é um dos principais caminhos para a construção e fortalecimento da cidadania”, explica o gestor.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR e tem o patrocínio da CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais.

ViewImage2.aspxProgramação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Programação livre para todas as idades. 

Confira!

Carapicuíba/SP

Local:  PRAÇA SÃO PEDRO – VILA SUL AMERICANA

(ao lado da Paróquia São Pedro, próximo à Garagem da Viação Osasco)

Gratuito

DIA 19 de maio – sexta-feira (A chegança dos artistas)

9h00 às 16h30 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS
16h00 às 17h30 –  OFICINA EDUCATIVA “BONECOS BRINCANTES” NA PRAÇA

DIA 20 de maio – sábado (As apresentações na praça)

11h00 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA PRAÇA
15h00 – OFICINA EDUCATIVA “BONECOS BRINCANTES”
17h00 – PERFORMANCE CIRCENSE “SESSÃO SOLene”
18h00 – APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE
19h00 – VÍDEO
19h30 – TEATRO “DE SOL A SOL”

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina Educativa. Duração de 90min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

SESSÃO SOLene

Performance Circense. Duração de 45min.

Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão SOLene de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

cptm

Últimos dias de inscrições para concurso Aluno Aprendiz na CPTM

Curso técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários é voltado para jovens que tenham concluído o …