Home / Cotia / MDGV promoveu palestra sobre consumo consciente
Maria Conceição D'Incao (foto: Victor de Andrade Lopes)

MDGV promoveu palestra sobre consumo consciente

Por Victor de Andrade Lopes

Maria Conceição D'Incao (foto: Victor de Andrade Lopes)
Maria Conceição D’Incao (foto: Victor de Andrade Lopes)

O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV) promoveu na noite do dia 27 de abril a sua segunda “Conversa ao Pé da Granja”. Desta vez, o evento consistiu apenas na palestra, uma vez que não foi possível agendar a visita de um músico para o sarau.

A palestrante do dia foi a professora de sociologia e pesquisadora Maria Conceição D’Incao, ex-livre docente da UNICAMP. Reunidos em uma roda, os convidados discutiram o consumo nos dias atuais, como fazer para resistir a tentações e como não deixar que nossos filhos se tornem consumidores compulsivos e aprendam a não dar valor excessivo às coisas materiais.

Um dos presentes relatou que sua esposa trabalha em uma escola pública de Carapicuíba, e as crianças da instituição, mesmo as que vêm de famílias humildes, já demonstram um desejo de consumir, imaginando que, sem certo objetos, elas não são parte do grupo.

Exemplificando o modo como o consumo nos afeta, a socióloga afirma que as escolas públicas do Brasil já foram boas e só as particulares religiosas eram procuradas pelos pais da alta classe. Foi a partir do regime militar que o ensino público teria começado a apresentar sinais de decadência, e daí surgiu a atual demanda por escolas pagas – um serviço a ser consumido.

A televisão também foi motivo de discussão – enquanto alguns preferem mantê-la desligada, outros assistem, mas com filtros próprios para o conteúdo publicitário.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content