Home / Cotia / Movimento Slow Food chega a Cotia

Movimento Slow Food chega a Cotia

O alimento é a cola do mundo. Reunimo-nos em volta de uma mesa para celebrar. Nossos encontros envolvem sempre boas comidas. Humor, disposições física e emocional são reflexos da nossa alimentação. Por isso, precisamos falar sobre alimento. Alimentos bons, limpos e justos. Dessa premissa, em 1986, nasceu na Itália o movimento Slow Food, co-fundado por Carlo Petrini após um manifesto social contra uma rede de fast food.

Diferentemente do que a expressão ‘Slow Food’ sugere, não se trata de comer devagar, mas traz o conceito do alimento que respeita toda a cadeia de produção – desde os cuidados com a terra, o produtor, o consumidor, a economia, a cultura e a biodiversidade locais.

Para a professora Maria Aparecida Schleier, é necessário termos um espaço legitimado para o tema “alimentação”. “Sempre entendi que esse era um assunto relevante. Contudo, a demanda que recebia dos pais e colegas não estava compatível com o que acreditava que devíamos nos aprofundar. As preocupações sempre se voltavam mais para a questão de atender preferências individuais do que discutir de que forma nossas escolhas poderiam impactar a saúde, o bem-estar das pessoas e o ambiente. Ao conhecer as bases e fundamentações do movimento Slow Food, pude perceber que ele nos ajudaria a aprimorar o olhar, trazer conteúdo mais relevante e pensar de forma mais ampla sobre esse assunto. Questões que pareciam distantes e difíceis de discutir surgiram de forma natural: O alimento é produzido de forma limpa? É justo para quem o produz? É um alimento bom?”

Uma vez que não é possível cuidar ou prejudicar a natureza sem refletir em nós mesmos, o Slow Food oferece a oportunidade de reflexão sobre nossos hábitos de consumo alimentar, mas também de posicionamento e ativismo perante a profunda relação homem e demais seres vivos. Um consumidor bem informado sobre as verdades a respeito dos alimentos, sobre sua origem e real composição, pode optar entre esse ou aquele e fazer melhores e mais dignas seleções. “Afinal, somos, sim, o que comemos, e se uma das perguntas filosofais da humanidade é ‘Quem somos nós? ’, o poder da informação acerca da alimentação nos ajuda a nos aproximar de uma resposta”, diz Michael Filardi, integrante do Convívio Cotia.

No Brasil, contamos com 62 pontos de encontros que levantam a bandeira do Slow Food. São os chamados “convívios”. Neste mês de maio, mais um grupo foi aberto: o Convívio Cotia. Nossa cidade tem uma forte relação com a agricultura, escrevendo em sua história linhas como a criação da Cooperativa Agrícola de Cotia, a participação na fundação da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), em Caucaia do Alto, que é, hoje, o distrito de maior representação rural na cidade e que precisa da comunidade para se fortalecer no seu papel de produtores de alimentos.

As reuniões acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, no Colégio Sidarta. Momentos em que o grupo conversa sobre as ações a serem realizadas na cidade. Veja, abaixo, algumas delas, que aconteceram este ano. O endereço da escola é Estrada Fernando Nobre, 1332, 06705-490, Granja Viana, Cotia (SP).

Angélica Brückner é sensibilizadora ambiental e eco-paisagista, membro líder do Slowfood Cotia.

Ações realizadas pelo Convívio Cotia Slow Food

alunos segurando caixas em um jardim
Implantação de meliponário escolar realizado por Angélica Brückner Paisagismo, em parceria com a SOS Abelhas Sem Ferrão (Foto: Angélica Brückner)
Georges Schnyder profere palestra a dezenas de pessoas em um auditório
Palestra ‘O que o alimento pode fazer por você, sua família e pelo planeta’, com Georges Schnyder, presidente do Slow Food Brasil (Foto: Gislene Kira)
produtores mostrando itens orgânicos
Roda de debates do restaurante Babushka com produtores locais, para fortalecimento da rede de orgânicos em Cotia (Foto: Maria Aparecida Schleier)
uma criança queimando pinh]pinhão em uma fogueira
Sapecada do Pinhão, que aconteceu no Colégio Sidarta (Foto: Michael Filardi)

Para mais informações, você pode entrar em contato com o Convívio Cotia pelo e-mail cotia@slowfoodbrasil.com

Acompanhe também no Instagram – https://www.instagram.com/slowfoodcotia/

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CAE entrega IV Prêmio TOP Empreendedor

Evento homenageia empresários e microempreendedores da região  Acontece no próximo dia 4 de dezembro, na …