Home / Carapicuíba / No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura inicia as atividades no CES Carapicuíba, na Granja Viana

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura inicia as atividades no CES Carapicuíba, na Granja Viana

Prefeito de Carapicuíba Marcos Neves no novo CES CarapicuíbaCarapicuíba conta agora com um importante equipamento de cuidados com o meio ambiente. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Carapicuíba e a Fundação Alphaville abriram as portas de mais um equipamento público concebido para ser referência na área ambiental: o Centro de Educação para a Sustentabilidade – CES Carapicuíba.

A programação especial para a semana dedicada às questões ambientais incluiu oficina de cultivo de orquídea, palestras sobre energia solar e florestas e cerrados urbanos. Também teve atividade especial para os alunos da rede municipal de ensino, onde eles puderam plantar mudas, fizeram trilha e participaram de ações educativas sobre a natureza e a importância de cuidarmos bem do nosso planeta.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ayrton Battata ressalta que “com esse espaço, Carapicuíba dá um passo fundamental para construirmos um futuro ecologicamente mais equilibrado e sustentável”.

O prefeito Marcos Neves salientou: “As questões ambientais não podem ficar para depois. Temos realizado trabalho de educação ambiental nas escolas, pois as crianças são agentes multiplicadores de boas ações. Também implantamos a troca de material reciclável por desconto na conta de luz e, todo mês, retiramos 150 caminhões de entulho das ruas da cidade. Esse espaço vem somar nos esforços para uma Carapicuíba ainda mais bonita”.

Placa com o nome do novo CES CarapicuíbaIdealizado e construído pela Fundação Alphaville, o CES Carapicuíba é um espaço público municipal idealizado para disseminar boas ideias que todos nós podemos praticar no dia a dia, de uma forma mais benéfica ao meio ambiente. Ser referência em educação ambiental e sustentabilidade para a região é o principal objetivo do CES. A administração fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e com seu pleno funcionamento, Carapicuíba dá um importante passo rumo ao desenvolvimento socioambiental da cidade e da região.

Reconhecidamente Sustentável
A construção do CES Carapicuíba foi totalmente planejada para privilegiar a sustentabilidade e o meio ambiente do entorno. Conta com telhado verde para aprimorar o conforto térmico e visual, captação e reutilização de água da chuva para regar os jardins ser utilizada nas descargas dos banheiros. Todo o planejamento resultou num local muito bonito e agradável, com iluminação natural privilegiada e interação com a natureza do entorno.

O Centro de Educação para a Sustentabilidade recebeu a certificação internacional AQUA-HQE, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale). Aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, avaliza que o CES Carapicuíba é uma construção sustentável, sendo o primeiro do gênero a receber essa certificação no Brasil. Para conseguir a certificação, o empreendimento recebeu a provação de desempenho em três categorias: concepção, projeto e execução.

Prefeito de Carapicuíba Marcos Neves no novo CES CarapicuíbaComo agendar atividades no CES Carapicuíba?
Pessoas, entidades ou grupos que desenvolvem atividades para promover a sustentabilidade ou ministram oficinas, palestras e cursos ligados ao meio ambiente podem utilizar as dependências do CES. Para agendar a utilização do espaço, enviar a solicitação por email com as informações sobre a atividade, para que seja verificada a disponibilidade de dias e horários.

Endereço: Avenida São Camilo, 968 – Carapicuíba
Email: ces@carapicuiba.sp.gov.br
Telefone: (11) 4164-2305
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

vista aérea das quadras da Escolinha de Futebol da Fundação Edmílson do Plaza Shopping Carapicuíba

Escolinha de Futebol da Fundação Edmílson abre inscrições no Plaza Shopping Carapicuíba

Crianças e jovens terão acesso gratuito à educação e ao esporte Já estão abertas as …