Home / Cotia / Perueiros lotam Câmara de Cotia e vereadores aprovam ampliação da concessão do transporte alternativo

Perueiros lotam Câmara de Cotia e vereadores aprovam ampliação da concessão do transporte alternativo

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090584A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na noite de ontem (5/12) sua quadragésima sessão ordinária de 2017. A sessão voltou a ter forte presença da população – desta vez, eram dezenas de motoristas do transporte público alternativo da cidade que acompanharam de perto a votação do projeto de lei 48/2017, que amplia o prazo de concessão da modalidade para dez anos.

Vários vereadores discursaram em favor da proposta, arrancando aplausos dos motoristas presentes. Tim (PMDB) disse que o projeto já deveria ter sido votado no ano passado, quando foi discutido pela primeira vez. “A cidade só tem a ganhar com ele”, afirmou.

Marcos Nena
Marcos Nena

O também peemedebista Marcos Nena disse que, atualmente, Cotia atua pelo transporte individual, indo “na contramão do mundo”. Ele também criticou a Danúbio Azul: “Quando ela ganhou a concessão, ela sabia dos bairros isolados, mas só quer operar onde é linha reta. São os perueiros que atendem os moradores das periferias”, enfatizou. Edson Silva (PRB) corroborou as críticas de Nena e acrescentou que, se a Danúbio tem o seu cartão BOM, os perueiros deveriam ter o seu próprio cartão também.

O vice-presidente da câmara, Marcinho Prates (SD), disse ter acompanhado o projeto desde o início e saber pelo que os motoristas passaram. “Conheço gente que perdeu o veículo por causa da falta de comprometimento de políticos que vêm pedir voto e depois desaparecem”, disse.

Dr. Castor
Dr. Castor

O líder do governo, Dr. Castor (PSD), reforçou que os perueiros chegam aonde as outras empresas não vão. Ele também celebrou o aumento do prazo de concessão de um ano para dez. “O modelo anterior era muito ruim, agora vocês poderão renovar suas frotas”, concluiu.

Eduardo Nascimento (PSB) e Arildo Gomes (PDT) também discursaram, ressaltando que a cidade “só tem a ganhar com o projeto” (Eduardo) e agradecendo o prefeito Rogério Franco (PSD) pela “sensibilidade” (Arildo). No final, o projeto foi provado por todos os 12 vereadores presentes.

Léto
Léto

Os perueiros solicitaram alguns minutos para usar a palavra, mas o presidente Paulinho Lenha (PSB) lembrou que o regimento não prevê esse direito. Ele optou, então, por encerrar a sessão e conceder o microfone logo depois para Wellington dos Santos (mais conhecido como “Léto”), presidente da Coopers Stars. Na plenária, ele agradeceu nominalmente a cada um dos vereadores pela aprovação do projeto.

Outros destaques da sessão incluíram a aprovação da inclusão do Dia Nacional do Combate ao Preconceito Contra Pessoas com Nanismo (25 de outubro) no calendário oficial da cidade; o pedido de vistas por parte do vereador Pedinha (PROS) a quatro projetos; e o veto total da prefeitura ao projeto “Visão do Futuro”, de Edson, que previa o acompanhamento das crianças da rede municipal por médicos oftalmologistas – segundo o Executivo, o projeto “não reúne condições” de ser implementado e fere o “princípio da separação dos três poderes”.

Marcinho Prates
Marcinho Prates

P1090593

Arildo Gomes
Arildo Gomes
Eduardo Nascimento
Eduardo Nascimento
Edson Silva
Edson Silva
Tim
Tim

P1090585

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Proposta sugere criação de normas de segurança nos playgrounds dos parques

Um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa estabelece normas técnicas de segurança para playgrounds ou …