Home / Saúde / Prefeito Josué Ramos cria Programa “Aqui tem mais saúde” em Vargem Grande Paulista e amplia consultas de especialidades médicas

Prefeito Josué Ramos cria Programa “Aqui tem mais saúde” em Vargem Grande Paulista e amplia consultas de especialidades médicas

A fim de diminuir a fila de espera e oferecer um atendimento de qualidade, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, criou o Programa “Aqui tem mais Saúde” que visa ampliar o atendimento de especialidades médicas e exames por meio de clínicas particulares.

Para isso, a Prefeitura credenciou através de chamamento público as Clínicas Ágape, Continental e Fisiocenter, que irão oferecer atendimento nas seguintes especialidades: Clinico Geral, Ginecologia, Psiquiatria, Ortopedia, Pediatria, Cardiopediatria, Cardiogeriatria, Cardiologia Adulto, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pneumopediatria, Proctologia, Reumatologia, Urologia e sessões de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, Fisioterapia e Medicina do Trabalho.

A medida, segundo o prefeito, além de atender a demanda reprimida também irá ampliar de 12 para 30 o número de especialidades médicas no município. “A saúde tem um desafio especial, que é lidar com o bem mais precioso que temos: a vida. E uma das nossas preocupações era com a fila de espera das especialidades médicas. Com o Programa Aqui Tem Mais Saúde, a cada custo que tínhamos em uma consulta vamos ampliar praticamente 3 vezes mais o número de consultas, através de um atendimento de qualidade”, explicou Josué ao apresentar oficialmente o Programa na tarde do dia 5, no Centro de Convivência de Idoso.

Para regulamentar a terceirização, o prefeito instituiu a Lei Municipal nº976 que cria a Tabela Complementar do Sistema Único Municipal e autoriza o credenciamento de profissionais ou pessoas jurídicas. De açodo com a Lei, serão atendidos somente moradores do município. “Precisamos ter esta retaguarda das clínicas particulares para que possamos zerar as nossas filas de espera de especialidades médicas, este é nosso foco. Porém várias ações estão sendo implementadas e já conseguimos aumentar o número de consultas médicas e exames”, destacou o prefeito.

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde, foram realizadas em 2017 mais de 20 mil consultas, o que representa uma média de 1.700 consultas a mais por mês. “Em dezembro de 2016 havia aproximadamente mil pacientes esperando por consulta médica com clínico geral em cada UBS do município. Com as ações que implementamos, entre elas a biometria para todos os médicos, ampliação do horário de atendimento no Ambulatório Central e contratação de mais profissionais, conseguimos aumentar as consultas e reduzir a fila de espera”, destacou Dr. João. O número de exames laboratoriais realizados ano passado também teve um expressivo aumento. Em 2016 foram 74 mil exames e em 2017 mais de 110 mil exames. “Realizamos 50% a mais de exames laboratoriais por meio de empresa terceirizada”.

Programa Mais Saúde
O munícipe que necessitar do atendimento médico será encaminhado por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora ou pelo Pronto Atendimento, que fará o cadastramento do paciente. “O munícipe vai passar com o clinico geral na Unidade de Saúde, que fará o encaminhamento para a especialidade necessária. Este pedido ficará dentro da própria UBS com a enfermeira responsável que encaminhará para a Central de Vagas. Na Central há dois caminhos: as ofertas de vagas que o governo do estado encaminha para o município ou a clínica credenciada”, explicou o secretário de Saúde.

Segundo Dr. João, após ser atendido na clínica credenciada o prontuário do paciente será devolvido e ficará com a ficha de atendimento da UBS para acompanhamento do pedido feito pelo clínico geral. A meta é ampliar o acesso à saúde para todos os munícipes de Vargem Grande Paulista.

O serviço de fisioterapia, por exemplo, já está em funcionamento na Clínica credenciada Fisiocenter possibilitando um aumento em torno de 50% da capacidade de atendimento conforme apresentou o secretário se Saúde. “Não podemos admitir demora no atendimento a pacientes com prioridades, como pacientes no pós-operatório ou com sequelas de AVC recente”.

Ele anunciou também, que o Programa Aqui Tem Mais Saúde está sendo possível realizar o mutirão do ultrassom. “Com esta medida estamos eliminando a espera que era de até 3 anos.  São cerca de 4 mil exames realizados em 3 UBS’s (Central, Tijuco e Agreste). Estamos levando o exame para as regiões mais distantes para melhorar o acesso e facilitar para cada morador. Esses exames são agendados com dia e hora marcada, e também estão sendo realizados por meio de licitação”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

agente de saúde conversa com homem em terminal de ônibus

Carapicuíba celebra ‘Novembro Azul’ com palestras sobre o câncer de próstata

Promover ações para conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos e diagnóstico …