Home / São Roque / Prefeitura de São Roque está reestruturando e revitalizando a Guarda Municipal

Prefeitura de São Roque está reestruturando e revitalizando a Guarda Municipal

DSC_0029Desde o início do novo governo municipal, a preocupação com a segurança da população tem sido constante. A reestruturação e revitalização da Guarda Municipal vem acontecendo de forma efetiva pela prefeitura de São Roque.

Os veículos que a Guarda vinha utilizando eram alugados e com as novas diretrizes da atual administração, foram devolvidos, restando 2 viaturas próprias que nos próximos dias serão acrescidos de mais 2 veículos novos, e assim aumentando para 4 viaturas sua frota.

Outra ação que está sendo realizada é a renovação do porte de arma dos membros da corporação vencido desde final do ano passado, no intuito de regularizar a situação e cumprir o que determina a Lei 10826/03.  Para isso todos os guardas municipais passaram por uma avaliação psicológica e estão passando por uma avaliação de tiro, por profissionais credenciados junto a Polícia Federal. Vale ressaltar que esse procedimento deve ser realizado a cada 2 anos, como premissa básica para que o porte de arma dos membros da corporação tenha validade de 5 anos. É importante frisar que tal requalificação não era feita desde o ano de 2011.

Outra medida tomada pela prefeitura, com objetivo de reestruturação da Guarda, é o Curso de Requalificação 2017, que está sendo ministrado aos integrantes da corporação, e que tem carga horária de 80 horas e aborda os seguintes temas: Direito (Custódia Continuada, Violência Doméstica, Direito Penal e Audiência de Custódia), Trânsito (Legislação, Tipificação, Preenchimento de AIT, Preenchimento de CRR e Acidentes de Trânsito com ou sem vitima), Corregedoria (Função, Área de Atuação, Porque ter Corregedoria e Ouvidoria), Ambiente (Leis Ambientais, APP/APA, Crimes Ambientais, Rondas Ambientais, Plano Diretor), Policiamento (Policiamento Comunitário, Preenchimento de BO/CGM, POP/Aula Prática, Procedimento Padrão, Ética, Estatística e Sistema Integrado de Segurança Pública), Defesa Pessoal (Defesa Pessoal e Imobilização, Uso Progressivo da Força, Uso Diferenciado da Força e Educação Física) e Regulamento Interno (Regime Disciplinar e Plano de Carreira, Leis Federais, Estaduais e Municipais, Postura, Obrigações Responsabilidades, Profissionalismo e Respeito).

A atual administração tem se preocupado, não só com a segurança da população, mas principalmente em reestruturar a Guarda, como também dar condições dignas de trabalho a seus integrantes.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

PAT divulga vagas de emprego em São Roque

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Roque divulgou ao longo da semana diversas …