Home / São Roque / Prefeitura de São Roque está reestruturando e revitalizando a Guarda Municipal

Prefeitura de São Roque está reestruturando e revitalizando a Guarda Municipal

DSC_0029Desde o início do novo governo municipal, a preocupação com a segurança da população tem sido constante. A reestruturação e revitalização da Guarda Municipal vem acontecendo de forma efetiva pela prefeitura de São Roque.

Os veículos que a Guarda vinha utilizando eram alugados e com as novas diretrizes da atual administração, foram devolvidos, restando 2 viaturas próprias que nos próximos dias serão acrescidos de mais 2 veículos novos, e assim aumentando para 4 viaturas sua frota.

Outra ação que está sendo realizada é a renovação do porte de arma dos membros da corporação vencido desde final do ano passado, no intuito de regularizar a situação e cumprir o que determina a Lei 10826/03.  Para isso todos os guardas municipais passaram por uma avaliação psicológica e estão passando por uma avaliação de tiro, por profissionais credenciados junto a Polícia Federal. Vale ressaltar que esse procedimento deve ser realizado a cada 2 anos, como premissa básica para que o porte de arma dos membros da corporação tenha validade de 5 anos. É importante frisar que tal requalificação não era feita desde o ano de 2011.

Outra medida tomada pela prefeitura, com objetivo de reestruturação da Guarda, é o Curso de Requalificação 2017, que está sendo ministrado aos integrantes da corporação, e que tem carga horária de 80 horas e aborda os seguintes temas: Direito (Custódia Continuada, Violência Doméstica, Direito Penal e Audiência de Custódia), Trânsito (Legislação, Tipificação, Preenchimento de AIT, Preenchimento de CRR e Acidentes de Trânsito com ou sem vitima), Corregedoria (Função, Área de Atuação, Porque ter Corregedoria e Ouvidoria), Ambiente (Leis Ambientais, APP/APA, Crimes Ambientais, Rondas Ambientais, Plano Diretor), Policiamento (Policiamento Comunitário, Preenchimento de BO/CGM, POP/Aula Prática, Procedimento Padrão, Ética, Estatística e Sistema Integrado de Segurança Pública), Defesa Pessoal (Defesa Pessoal e Imobilização, Uso Progressivo da Força, Uso Diferenciado da Força e Educação Física) e Regulamento Interno (Regime Disciplinar e Plano de Carreira, Leis Federais, Estaduais e Municipais, Postura, Obrigações Responsabilidades, Profissionalismo e Respeito).

A atual administração tem se preocupado, não só com a segurança da população, mas principalmente em reestruturar a Guarda, como também dar condições dignas de trabalho a seus integrantes.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cabo Jean acompanha mudanças para mais segurança na Av

Cabo Jean acompanha mudanças para mais segurança na Av. Varanguera

Durante a semana, o Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal implantou alterações na sinalização e …