Home / Cotia / Prefeito Rogério Franco lança programa Cotia + Segura; confira detalhes do pacote de investimentos

Prefeito Rogério Franco lança programa Cotia + Segura; confira detalhes do pacote de investimentos

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos A Cada Click Fotografia

Secretário de habitação Sérgio Folha, vereador Edson Silva e guarda civil metropolitano conversam
Secretário de habitação Sérgio Folha, vereador Edson Silva e guarda civil metropolitano
Na manhã do dia 20 de outubro (sábado), a prefeitura de Cotia realizou um evento para o lançamento do programa Cotia + Segura. Com a presença de centenas de pessoas, o prefeito Rogério Franco (PSD) e o vice-prefeito e secretário de segurança pública Almir Rodrigues (PSD) anunciaram detalhes do programa e novidades para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Além deles, estiveram presentes vários secretários municipais, vereadores, jornalistas e munícipes.

Totens de monitoramento

Uma das ações do programa foi a instalação de 30 totens de segurança, que são postes espalhados pela cidade com câmeras de monitoramento e interfone para comunicação direta com a guarda. Na Granja Viana, esses totens estão no cruzamento da Avenida São Camilo com a Rua José Félix de Oliveira e no início da Avenida José Giorgi, por exemplo (veja a relação completa dos endereços mais abaixo).

secretário de comunicação Marcos Menão
Marcos Menão
Além da câmera e do interfone, os totens vêm com botão de emergência; sirene e giroflex; câmera Speed Dome (de longa distância e controlada remotamente) e alto-falante para reprodução de mensagens de campanhas educativas e para que a GCM se comunique com as pessoas no entorno. A estrutura é blindada e possui sistema de detecção de vandalismo.

Confira abaixo a lista completa dos endereços contemplados com totens:

  • Avenida Roque Celestino – em frente ao Terminal Caucaia do Alto
  • Avenida Roque Celestino – em frente ao Campo de Futebol de Caucaia do Alto
  • Estrada de Caucaia do Alto 4500 – Tijuco Preto
  • Estrada de Caucaia do Alto – bairro das Pedras
  • Estrada Água Espraia – Centro Comercial
  • Estrada do Morro Grande – Atalaia (em frente à UPA)
  • Rua Senador Feijó, 144 – ao lado do Espaço Movimenta Cotia
  • Avenida Nossa Senhora de Fátima com Mathias de Camargo
  • Estrada Velha da Estação (Praça do Skate)
  • Avenida Nossa Senhora de Fátima – (Próximo ao Mc Donald’s)
  • Estrada Velha da Olaria – Jardim Arco-Íris
  • Rua Eng. Leon Psanquevich (Praça Calil Nicolau)
  • Rua Ouro (esquina do Ginásio de Esportes)
  • Avenida Vasco Massafeli (em frente à Policlínica do Portão)
  • Avenida Professor Manoel José Pedroso (em frente à Prefeitura)
  • Rua Jorge Caixe (em frente ao CIT)
  • Rua Pinhal – Jardim Sabiá
  • Rua Vicente Strifezi – Parque Miguel Mirizola
  • Avenida José Giorgi, 1 – Granja Viana
  • Rua Paulo Jacinto – Jardim São Vicente
  • Rua Mesopotâmia esquina com Manacás
  • Avenida João Paulo Ablas com rua dos Manacás
  • Rua General Fernando Vasconcellos Cavalcanti de Albuquerque (em frente ao Shopping Granja Vianna)
  • Estrada Sítio do Ribeirão – Jardim Santa Maria
  • Rua José Félix de Oliveira, 1400 x com Avenida São Camilo – Granja Viana
  • Rua Ushima Kira – Granja Viana (retorno marginal Rodovia Raposo Tavares 23)
  • Avenida Eid Mansur
  • Avenida Professor José Barreto (Ilha de acesso à estrada de Itapevi)
  • Avenida São Camilo/Raposo Tavares – Granja Viana (retorno km 22)
  • Estrada Maria Quitéria com Estrada Kinoshita – Jardim Japão
Prefeito posa para foto com secretários, vereadores e outros
Prefeito com secretários, vereadores e outros
Viaturas novas

Foi realizada também a entrega de 54 novas viaturas, incluindo Trailblazers para a ROMU, Renegades para patrulhamento, Sanderos para ronda escolar (sendo uma para apoio), uma Amarok para a Guarda Ambiental, uma Amarok para a Defesa Civil, uma van-base móvel e 12 motos de 650 cilindradas. Todos os veículos são equipados com sistemas de comunicação e rastreamento.

Os veículos ficaram expostos no pátio ao longo do evento e depois desfilaram em comboio pela cidade. Na reunião de outubro do Conseg Granja Viana, Almir havia declarado que o desfile não se tratava de política, e sim de uma mensagem para a criminalidade.

rogerio franco, almir rodrigues e dois guardas civis *sendo uma feminina) posam para foto
Rogério Franco, Almir Rodrigues e guardas civis
Rodada de discursos

O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), reeleito no pleito deste ano, esteve na cerimônia e discursou no palanque. “A demanda maior que temos é na área da segurança pública”, disse, parabenizando o prefeito pela iniciativa. “Em 12 anos andando pelo Estado de São Paulo inteiro, vejo que a Guarda de Cotia é sempre bem avaliada”, complementou, dirigindo-se aos agentes.

Ele rasgou elogios a Rogério, chamando-o de “um jovem de visão, um jovem empreendedor, um jovem gestor que fará muito mais ainda por esta cidade”. Por fim, colocou-se à disposição de Cotia “em tudo que [a cidade] precisar. Tenha certeza que nosso gabinete é uma extensão do seu”.

Almir Rodrigues, Rogério Franco e o guarda civil Marco Antônio Horgos Vajalegre posam para foto
Almir Rodrigues, Rogério Franco e o guarda civil Marco Antônio Horgos Vajalegre
O presidente da Câmara de Cotia, Paulinho Lenha (PSB), comentou a parceria da casa de leis com o Executivo. “Foi um ano difícil em que nós votamos alguns projetos impopulares, na cabeça de alguns. Mas tenho certeza que naquele momento o prefeito sabia o que estava fazendo. Sabia que, para melhorar, às vezes tem que dar uma ‘pioradinha’. Assim, estou muito feliz por esse evento de hoje”.

Em seguida, ele também cobriu o prefeito de elogios. “A gente sabe do seu empenho para melhorar a qualidade de vida daqueles que aqui moram. A pessoa não escolhe onde nasce, mas escolhe onde quer morar. Pode ter certeza que quem mora em Cotia hoje está muito feliz com essa inovação da Guarda. Se ela não existisse, não sei o que seria desse município”, finalizou.

Mara Franco posa com guardas civis
Secretária de desenvolvimento social e primeira dama Mara Franco e guardas civis
Almir deu mais detalhes sobre as ações da prefeitura em seu discurso. Mas antes, agradeceu ao prefeito por ter lhe dado “autonomia” para trabalhar e também o apoio da Câmara Municipal, que “entendeu a necessidade de criar políticas públicas inovadoras no combate à criminalidade”.

Em seguida, comentou sua trajetória à frente da pasta. “Estudei e fui conhecer de perto modelos inteligentes de segurança pública. Com isso, tornei-me presidente do Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e viajei por diversas cidades representando a Guarda Civil de Cotia e aprendendo com as iniciativas que conheci”, contou.

Trailblazer da ROMU
Trailblazer da ROMU
Segundo ele, foi em Campinas que Cotia conheceu melhor a tecnologia dos totens. São oito as cidades brasileiras que adotaram a tecnologia, sendo Cotia a recordista em número de equipamentos, com 30 instalados pela cidade.

Em Curitiba (PR) e na capital paulista, Almir foi conhecer também o programa Guardiã Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher em todo o Brasil que chegou a Cotia por meio de parceria com o Ministério Público.

Amarok da Defesa Civil
Amarok da Defesa Civil
Ainda, em Jundiaí e Indaiatuba, Almir conheceu também o sistema de câmeras OCR, que fotografa placas de carros e, em quatro segundos, informa se há alguma ocorrência envolvendo o veículo.

O secretário prometeu trazer a tecnologia à cidade. “É a próxima etapa de várias que ainda prepararemos. No primeiro semestre do ano que vem, faremos o Plano Municipal de Segurança Pública para os próximos 20 anos. Nossa cidade está crescendo e, com isso, surgem novos desafios”, disse.

Amarok da Guarda Ambiental
Amarok da Guarda Ambiental
“Como secretário de segurança pública e como morador da cidade de Cotia, posso afirmar que nunca houve tanto investimento na área de segurança. Obrigado Rogério Franco por investir naquilo que é nosso bem maior: a vida”, finalizou.

Enquanto discursava, o prefeito Rogério Franco fez algumas nomeações: o guarda Marco Antônio Horgos Vajalegre se tornou o secretário-adjunto de segurança pública; Júlio Cesar Rocha da Silva se tornou o novo comandante da corporação e Luciano Stephano de Oliveira Leite virou o novo subcomandante. Os três atuavam na segurança pessoal do prefeito, que os promoveu por entender que eles eram “bons demais para não servirem diretamente à população”.

van-base móvel
Van-base móvel
Rogério comentou ainda que a guarda municipal tem hoje um efetivo muito maior que o da PM em Cotia, e por isso acaba retendo para si a responsabilidade de cuidar da cidade. Contudo, agradeceu à polícia pelo trabalho desenvolvido no município. Uma viatura com alguns homens da PM acompanhou o evento de longe.

Entrevistas com Rogério, Almir e Sérgio Folha

Logo após a saída das viaturas, Rogério comentou em entrevista exclusiva ao Granja News que “hoje marcará a divisão entre o ‘antes’ e o ‘depois’ da GCM. Serão R$ 14 milhões de investimentos adicionais na guarda todo ano”.

Sandero
Sandero
O secretário de habitação, Sérgio Folha, acompanhou o evento e também conversou exclusivamente com nossa reportagem. “Para cada pasta, tem sido feito um planejamento de ações afirmativas e importantes para a sociedade. Há uma ansiedade da população para que as coisas ocorram logo, mas para ser bem feito, existe um prazo, devido à legislação e à burocracia. Mas essa ação mostra o que o prefeito vai fazer pela cidade. Ele está tomando medidas importantes, mesmo elas sendo de responsabilidade do Estado e da União”.

Em outra entrevista, Almir disse que “desde o início do mandato temos trabalhado em tecnologia para proporcionar segurança à população. Seria utopia achar que vamos zerar o índice de criminalidade na nossa cidade. Mas pode ter certeza que Cotia é uma das cidades que mais investe em segurança”, disse.

Motos 650 cilindradas
Motos 650 cilindradas
Sobre os totens, ele disse que 25 já estão funcionando e os demais apenas aguardam alguns ajustes, e que suas câmeras têm alcance de mil metros. Sobre o critério para escolher os locais que os receberam, Almir disse que a escolha se deu segundo fatores como número de pedestres, visualização, alta densidade demográfica, entre outros. “Outros pontos serão atendidos por câmeras Speed Dome”, informou. Ele aproveitou para esclarecer que os totens não são equipamentos de fiscalização de trânsito.

Jeep Renegade desfilando após lançamento do Cotia + Segura
Jeep Renegade
Pedimos detalhes sobre o plano de segurança pública ao secretário. Almir disse que é um “estudo profundo sobre a cidade no que tange à segurança pública. Vamos verificar para onde nossa cidade está crescendo, onde serão os núcleos de habitação social, onde estarão as regiões de comércio, qual o número de guardas que vamos querer dentro de 10, 15 anos e qual será a preparação deles para subirem na carreira e se aposentarem. É um plano extenso no qual se fala de recapeamento asfáltico, iluminação pública, educação”, disse.

Questionado sobre o efetivo da guarda, Almir informou que hoje são 383 guardas e 26 viaturas. 25 serão devolvidas e a frota será substituída pelos novos carros revelados no evento. “Com a Diária Especial, conseguiremos colocar todas para rodar”, comentou Almir, referindo-se a uma das mudanças aprovadas para a Guarda (veja abaixo)

prefeito e um guarda civil no palanque de lançamento do Cotia + Segura

Novos equipamentos e benefícios para a Guarda

A guarda recebeu 15 espingardas calibre 12 e conjuntos de novos uniformes com carregadores, algemas, coturnos, boinas, cinturões, e sistemas de radiocomunicação digital.

A corporação também conta agora com um simulador de tiro Airsoft, que permite o treinamento do uso de armas de fogo sem o envolvimento de munição verdadeira, o que desonera os cofres públicos. Segundo Almir, a Guarda ganhará ainda um novo Centro de Operações, a ser instalado no prédio da antiga Procotia.

prefeito e um guarda civil no palanque de lançamento do Cotia + Segura“Mas tudo isso não seria suficiente, pois o mais importante é a valorização do ser humano. Nesse sentido, o prefeito Rogério Franco promoverá a regularização do pagamento dos benefícios dos guardas municipais”, disse Almir.

O pacote de benefícios inclui gratificação da Guarda no valor de R$ 380 na tabela de vencimentos; incorporação em vencimentos da gratificação-50%, de 85 guardas que fazem jus a ela; atualização do Adicional de Risco de Vida na proporção de 100% sobre os vencimentos; Adicional por Tempo de Serviço e sexta-parte, a serem recalculados sobre os vencimentos; e ajuste dos padrões de vencimentos dos 211 guardas que requereram a Progressão Funcional.

Rogério Franco, Almir Rodrigues, Mara Franco, vereadores e guardas no palanque de lançamento do Cotia + Segura
Rogério Franco, Almir Rodrigues, Mara Franco, vereadores e guardas
Uma das mais importantes novidades do programa é a Diária Especial, sob a qual os guardas poderão cumprir jornadas extras em troca de remuneração adicional. A medida foi aprovada recentemente na Câmara de Cotia.

Por fim, a prefeitura prevê para 2019 a realização de um concurso público para a Guarda com previsão de formatura para julho 2019. O objetivo é contratar 135 novos agentes. Para janeiro de 2019, Rogério prometeu aumento de 10% para os guardas.

novo comandante Julio bate continência durante o lançamento do Cotia + Segura
O novo comandante da Guarda Civil, Julio

Rogerio Franco discursa ao lado de guarda civil durante o lançamento do Cotia + Segura

Mara Franco e Rosana Povedano durante o lançamento do Cotia + Segura
Mara Franco e Rosana Povedano
rosana Povedano caminha entre guardas civis durante o lançamento do Cotia + Segura
Rosana Povedano
Almir Rodrigues e Rogerio Franco durante o lançamento do Cotia + Segura
Almir Rodrigues e Rogerio Franco
Rogerio Franco exibe documento autorizando contratação de concurso público para a GCM durante o lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco exibe documento autorizando contratação de concurso público para a GCM
almir rodrigues discursa durante o lançamento do Cotia + Segura
Almir Rodrigues
Rogerio Franco e vereadores aplaudindo durante o lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco e vereadores
o presidente da câmara de cotia Paulinho Lenha discursando durante o lançamento do Cotia + Segura
Paulinho Lenha
o deputado estadual gilmaci santos discursa durante o lançamento do Cotia + Segura
Gilmaci Santos
Almir Rodrigues, Rogerio Franco e guardas civis durante o lançamento do Cotia + Segura
Almir Rodrigues, Rogerio Franco e guardas civis
guarda civil Stephano sendo declarado subcomandante durante o lançamento do Cotia + Segura
Guarda civil Stephano sendo declarado subcomandante

Rogerio Franco discursa ao lado de guarda civil durante o lançamento do Cotia + Segura

guarda civil assina um documento com rogerio franco discursando ao lado durante o lançamento do Cotia + Segura

Mara Franco com Horgos, da guarda civil durante o lançamento do Cotia + Segura
Mara Franco com Horgos, da guarda civil
rogerio franco, almir rodrigues e guardas civis no palanque de lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco, Almir Rodrigues e guardas civis
Rogerio Franco exibe o ato de nomeação de Rosana Povedano como corregedora adjunta da guarda durante o lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco exibe o ato de nomeação de Rosana Povedano como corregedora adjunta da guarda
Rogerio Franco exibe o ato de nomeação de Rosana Povedano como corregedora adjunta da guarda durante o lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco assina o ato de nomeação de Rosana Povedano como corregedora adjunta da guarda

guardas civis em forma durante o lançamento do Cotia + Segura

guarda civil discursa diante de outros guardas durante o lançamento do Cotia + Segura

Rogerio Franco e sua família com autoridades no palanque do lançamento do Cotia + Segura
Rogerio Franco e sua família com autoridades

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Sala de ressonância magnética do hospital são francisco

Hospital São Francisco de Cotia é referência na Grande São Paulo

“Cuidamos do amor da vida de alguém, essa é a nossa essência, é o que …