Home / Cotia / Prevenção do câncer é tema de palestra do Projeto Emagrecer Certo
palestrante aponta informações em telão

Prevenção do câncer é tema de palestra do Projeto Emagrecer Certo

mulheres caminham por cotia contra o câncerPegando uma carona com o Movimento Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio do Projeto Emagrecer Certo, realizou duas palestras especiais sobre Câncer de Mama, nesta quinta-feira (4/11). A equipe de enfermagem falou sobre sintomas e sinais da doença, diagnóstico precoce. Já a equipe de nutrição abordou os alimentos que ajudam a prevenir e combater a doença. A programação contou ainda com caminhada de cerca de dois quilômetros e atividades físicas sob a orientação de uma instrutora de Yoga.

O Projeto Emagrecer Certo atende pacientes acompanhados na Policlínica do Portão com histórico de obesidade e sobrepeso associados a doenças como colesterol, hipertensão, diabetes, entre outras, em encontros semanais, com uma equipe multidisciplinar, na própria Policlínica. A primeira atividade da semana foi a caminhada seguida da oficina de Yoga. Foram ensinadas técnicas de relaxamento, respiração para controlar a ansiedade, crises de pânico e alguns exercícios de alongamento que auxiliam no bem-estar. Durante a oficina, instrutora Nádia Moraes, que também é artista circense e professora de palhaço, destacou a necessidade de manter o equilíbrio emocional. “Estudos científicos mostram que rir, ser feliz, pensar positivo ajudam na cura de doenças. Em situações adversas, respirem fundo, relaxem, sorriam e tudo ficará mais fácil”, disse.

mulheres praticam yoga em cotiaDe volta à Policlínica, os pacientes acompanharam as palestras. “O Outubro Rosa nos traz a possibilidade de darmos luz ao problema do Câncer de Mama que é o tipo que mais mata mulheres. Mas a prevenção é diária, os exames precisam estar em dia, as mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e sempre procurar orientação médica”, disse a enfermeira Soraya Fernandes, coordenadora do Projeto.

A última palestra foi com a nutricionista Silvana Olores sobre alimentos que previnem o Câncer. “Importante destacar que nenhum alimento sozinho será capaz de evitar o Câncer, é preciso combinar alimentos saudáveis, ter uma vida regrada, fazer atividades físicas. Ainda com todos estes cuidados algumas pessoas desenvolvem a doença e, neste caso, a qualidade do que se come ajudará no combate”, destacou. Entre os alimentos apresentados pela nutricionista estiveram couve-flor, repolho de Bruxelas, tomate, escarola, rabanete, repolho roxo, feijões, ervilha, lentilha, cereais, frutas vermelhas.

mulheres praticam yoga em cotiaO casal Jair Carriel (63 anos) e Ana Maria Carriel (64 anos) participam do grupo e comemoram os resultados. “Nós dois temos diabetes e, desde que mudamos a nossa alimentação percebemos o controle, inclusive da pressão arterial”, disse Ana. O marido também está satisfeito. “Em menos de dois meses, perdi dois quilos”, garantiu Jair. “Tenho me sentido melhor e a minha mulher também, porque estou roncando menos”, brincou Jair.

Fotos: Divulgação

mulheres de rosa posam para foto

palestrante aponta informações em telão

palestrante falando com participantes

mulheres de rosa posam para foto

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CIT de Cotia terá expediente nos dias 28 de março e 1º de abril, das 9h às 15h

A Secretaria da Fazenda de Cotia informou que o Centro Integrado Tributário (CIT) de Cotia …

Skip to content