Home / Cultura / Quinta do Olivardo promove 1º Festival do Chopp

Quinta do Olivardo promove 1º Festival do Chopp

Bebida trazida da Europa pela família real portuguesa caiu no gosto dos brasileiros

A Adega e restaurante Quinta do Olivardo realiza no dia 24 de março, das 12h ás 16h, o 1º Festival de Chopp. Durante o evento, o público poderá provar a bebida nas versões claro, escuro de vinho e de trigo. Para completar a tarde, Ciça Marinho e uma roda de samba animam os participantes. O pacote custa R$66 e inclui uma caneca personalizada com chopp à vontade. O evento tem o apoio da destilaria Stoliskof e da Grape Cool.

Um pouco de história
O delicioso chopp que se toma hoje em dia já passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. No Brasil, o chopp foi trazido da Europa pela família real portuguesa que estava de mudança para o antigo Brasil Colônia, em 1808. Na época, era uma bebida restrita à corte, porém, com o surgimento dos bares, o consumo da bebida se popularizou e desde então, caiu no gosto dos brasileiros.

Antigamente, a bebida possuía um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhecemos hoje. Na Idade Média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, inclusive foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor que se conhece hoje.

Em 1839 quando foi descoberta a baixa fermentação pelos cervejeiros de Pilsen (cidade localizada na República Tcheca), o chopp ficou bem mais claro e suave comparado a época que foi criado, além de alcançar uma maior duração para consumo. Em 1876 foi publicado por Louis Pasteur, um estudo sobre fermentação de microorganismos que resultaram na pasteurização, diferença básica entre cerveja e chopp.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Vereador Cabo Jean discursa na tribuna da Câmara de São Roque e cobra solução para falta de médico de ultrassom na Santa Casa de São Roque

Vereador Cabo Jean cobra solução para falta de médico de ultrassom na Santa Casa de São Roque

Na Sessão da Câmara da última segunda-feira, dia 18, o vereador Rogério Jean da Silva, …