Home / Cotia / Retorno de Fernando Jão marca sessão da Câmara de Cotia, que volta a não ter nenhuma mulher

Retorno de Fernando Jão marca sessão da Câmara de Cotia, que volta a não ter nenhuma mulher

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090172A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na tarde e noite de ontem (8/8) sua vigésima terceira sessão ordinária de 2017. A sessão foi marcada pela volta do vereador Fernando Jão (PSDB), que desde o início da legislatura ocupava o cargo de secretário de governo. Com seu retorno, sai a suplente Angela Maluf (PV), que por seis meses foi a única mulher da casa e a primeira desde os anos 1980.

O principal projeto apresentado foi a proposta do líder do governo Dr. Castor (PSD) de implementação do IPTU Verde no município. Seu texto prevê que terrenos residenciais e comerciais não-edificados sofram redução de até 3% nas alíquotas do imposto predial se promoverem ações sustentáveis como plantio de árvores, criação de hortas, sistema de reuso de água, entre outros. Em discurso, ele defendeu o projeto alegando que o homem está “destruindo” a natureza.

P1090171Na sessão anterior (veja detalhes aqui), foi aprovada a proposta de emenda nº 1/2017, que altera os artigos 43, 59 e 97 da Lei Orgânica da cidade e faz com que empreendimentos acima de 750 m² dependam de aprovação da Câmara para serem construídos. Na sessão de ontem, o presidente da casa Paulinho Lenha (PSB) e seu colega Marcos Nena (PMDB) discursaram em favor da proposta.

Segundo Lenha, quando a câmara promoveu uma sessão itinerante em Caucaia do Alto em março de 2017, a principal reclamação dos moradores foi com relação ao crescimento desordenado que afetava o distrito. “A gestão anterior da prefeitura loteou e vendeu Cotia, acabou com a cidade”, criticou o parlamentar. “Nas ruas, muitos nos criticam por esse crescimento, mas a Câmara não tomava conhecimento desses empreendimentos”, afirmou.

Marcos Nena
Marcos Nena

Nena, por sua vez, disse que a casa não pretende “medir forças” com a prefeitura e explicou por que a ideia, que já era abordada desde 2009, só foi concretizada agora: “Parlamento não é ciência exata. Algumas coisas levam tempo para serem discutidas”, disse. Ele também criticou o fato de muitas empresas criarem empreendimentos em Cotia e irem embora sem deixar contrapartidas para o município.

Em discurso, vários vereadores parabenizaram Angela pelo trabalho desenvolvido e deram boas-vindas a Fernando. Edson Silva (PRB) elogiou a organização do Campeonato Municipal de Futebol da cidade, parabenizou o secretário de obras Rodrigo Dantas pelo início das operações de tapa-buracos, anunciou que o Programa Mais Médicos do Governo Federal trouxe três profissionais para Cotia e solicitou a realização de uma campanha de castração de animais na cidade. Tim (PMDB), que participou ativamente da organização do campeonato esportivo, disse que antes era mais difícil trazer árbitros profissionais, o que por vezes ocasionava discussões nas partidas.

Professor Osmar
Professor Osmar

Professor Osmar (PV) lamentou a recente ação de vândalos em escolas municipais e solicitou mais vigilância para protegê-las à noite. Castor, que falou em seguida, disse que em alguns casos são os próprios pais das crianças que realizam os atos de vandalismo e afirmou que o prefeito Rogério Franco (PSD) está se esforçando para conseguir uma empresa de vigilância para proteger as instalações.

Fernando, discursando pela primeira vez como vereador desde a última legislatura, elogiou o trabalho de sua suplente, mas disse que “quis o destino que eu voltasse para cá e que ela voltasse para o Executivo. Tenho certeza de que ela apresentará um ótimo trabalho onde quer que seja colocada”. Ele também elogiou a união de seus colegas e agradeceu aos servidores da câmara e da prefeitura pelo apoio a seu trabalho.

Dr. Castor
Dr. Castor

Após seus comentários sobre as alterações na lei orgânica, Nena subiu o tom contra a Sabesp, a Danúbio Azul e a ex-secretária de educação Gislaine Camargo. Sobre a empresa de ônibus intermunicipais, disse que desde janeiro se discute trazê-la à Câmara para uma audiência pública para que explique, por exemplo, por que cobra duas passagens para realizar o percurso de Caucaia do Alto até o km 21 da Rodovia Raposo Tavares. “Eu sei que o mundo é capitalista, mas por que fazer capitalismo duas vezes? Um só já é selvagem”, afirmou.

Sobre a concessionária, disse que o TAC firmado meses atrás com a prefeitura para sanar uma dívida só beneficia a Sabesp. Sua crítica foi inspirada pelo colega Eduardo Nascimento (PSB) que, em sua fala na tribuna, disse que uma adutora que se rompeu no fim de semana passado levou mais de 24 horas para ser reparada pela companhia, gerando grande desperdício de água.

Edson Silva
Edson Silva

Quanto à ex-secretária, Nena a acusou de ser “mentirosa” por enviar e-mail ao colega Edson informando que os alunos da rede municipal receberiam o uniforme escolar, promessa que não se concretizou. Por outro lado, elogiou o novo responsável pela pasta, André Vasquez, o qual chamou de “homem de coragem”.

Paulinho Lenha
Paulinho Lenha
Fernando Jão
Fernando Jão
Eduardo Nascimento
Eduardo Nascimento
Tim
Tim
Celso Itiki
Celso Itiki

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Foto Vagner Santos

Prefeitura de Cotia vai reformar Salão Pro Idosos, em Caucaia

Novas atividades estão previstas para o local que permanecerá fechado, a partir desta semana, para …