Home / Cultura / Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano

Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano

O contato com os livros ainda nos primeiros anos já mostra que com o passar do tempo leitores assíduos podem surgir

Na rede estadual paulista, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são incentivados a ter o hábito da leitura desde o início das aulas. Cerca de 80% desses estudantes não são alfabetizados, mas só de terem contato com livros e serem estimulados pela professora, começam a demonstrar grande interesse pelo tema.

Na Escola Estadual Brasílio Machado, por exemplo, as duas salas de 1º ano costumam estar familiarizados com a leitura com pausas até meados de setembro, chegando a fluência no final do ano. Em 2017, os alunos passaram a ler mais de 2 livros por mês, segundo números levantados nas salas de leitura e classes da unidade de ensino.

Além dos trabalhos em sala de aula, projetos que incluem a família têm sido fundamentais para essa conquista. “Quando os pais se envolvem na leitura e na aprendizagem dos alunos, o interesse do aluno é maior, pois criasse um momento de afinidade em que as crianças percebem que por meio do livro é possível soltar ainda mais a imaginação”, ressaltou a diretora Simone Romano.

Para apoiar o projeto, a ONG Reviravolta entregou uma sacolinha personalizada para todos os pequenos em que eles levam os livros semanalmente e os devolvem assim que a leitura é concluída. Além da sacolinha, a parceira ainda promove rodas de mediação de leitura com voluntários da ONG.

Já na Escola Estadual Demosthenes Marques, os alunos também participam do projeto “Coruja da Leitura” que incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando-os na leitura. Cada sacola conta com um caderno de desenho, em que o aluno após ler o livro reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cinco dicas da Eletropaulo para curtir a Copa do Mundo e as Festas Juninas

Neste ano, a Copa do Mundo 2018 e as Festas Juninas, dois momentos muito esperados …