Home / Política / São Roque participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura

São Roque participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura

DSC_0064O Prefeito Claudio Góes, participou acompanhado de empresários do setor do vinho em nosso munícipio, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura Paulista.

A Frente teve a agenda de trabalho definida e elaborada após contato com agentes do setor que apontaram as principais demandas e foi oficializada durante o lançamento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira (8).

O objetivo da iniciativa é aprimorar a legislação referente às políticas públicas do setor e buscar alternativas de fortalecimento desta atividade que envolve o cultivo de videiras específicas para a produção de vinho e a própria fabricação do vinho, promovendo ações e debates.

Liderado pelo deputado estadual Roberto Morais (PPS), o evento contou com a participação de empresários do setor, pesquisadores da área e autoridades, entre elas o vice-governador, Márcio França, o senador italiano Fausto Longo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, além de prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios.

“Foi um momento muito importante em que pudemos congregar profissionais ligados à vitivinicultura e alinhar prioridades e propostas para o desenvolvimento do setor. Esse lançamento marca o início de um grande trabalho que teremos pela frente. E com a agenda definida, conseguimos direcionar melhor nossas ações”, afirmou Roberto Morais.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “A Frente Parlamentar pode alterar a legislação no que diz respeito às linhas de incentivo, de financiamento, ou até a legislação para adequar as regras do funcionamento das entidades de cultivo ou de processamento de uva. Nós que gostamos da Agricultura, do vinho e de ver o nosso produtor com mais alternativas festejamos a iniciativa e agradecemos o deputado Roberto Morais”, falou Jardim.

O setor também deve ganhar reforço com a atuação do senador italiano Fausto Longo. “O Governo do Estado acabou de assinar um convênio com a Úmbria para que as empresas brasileiras possam conhecer e aplicar a tecnologia italiana na área de vitivinicultura.

Esse convênio é amplo e vai se estender também para outras áreas beneficiando várias regiões do estado”, revelou o senador.

“Nossa ideia é produzir vinho de qualidade e num preço acessível”, complementou França.

“Gostaria de destacar o trabalho desenvolvido pelo segmento do vinho em São Roque, que muito contribuiu para que fosse possível a elaboração dessa agenda e principalmente a viabilização dessa Frente que muito vai acrescentar para o setor vitivinicultor no estado”, salientou Claudio Góes.

Hoje existem mais de 60 municípios que tem alguma atividade relacionada à uva. São Paulo tem hoje cerca de 1000 produtores de vinho e é o 3º maior produtor de uva do Brasil.  Hoje o estado já produz vinho de excelente qualidade, embora ainda de maneira incipiente. Podemos citar o vinho Guaspari produzido em Espirito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira e detentor de 2 prêmios, inclusive um internacional. Entre Villas vinho orgânico produzido em São Bento do Sapucaí, também na Serra da Mantiqueira.

São Roque tem papel de destaque neste contexto, já que conseguiu colocar o vinho Tempos Philosophia, um Cabernet Franc, produzido pela Vinícola Góes, entre os 16 melhores vinhos na avaliação nacional de 2015.

Com essa nova Frente as perspectivas para os vitivinicultores se renovam, já que existe a promessa de investimento em novas tecnologias de cultivo da uva e da produção dos produtos derivados

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Foto: Divulgação / CMC

Câmara de Carapicuíba quer pavimentação da rua Cisne Branco, na Cidade Ariston

Indicação de autoria do vereador Irmão Jucelino segue para as mãos do prefeito Marcos Neves …