Home / Cotia / Secretaria de Saúde coletou mais de 300 exames de Papanicolau, no sábado (7/10)

Secretaria de Saúde coletou mais de 300 exames de Papanicolau, no sábado (7/10)

Ação fez parte da programação do Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Cotia. Quatro unidades de saúde abriram para realizar os exames preventivos

Outubro Rosa_Papanicolau_Vagner Santos (3) Neste mês, a Prefeitura de Cotia reforçou as ações preventivas e de orientação às mulheres em relação ao câncer de mama e colo uterino por meio de uma vasta programação do Outubro Rosa que envolve palestras, distribuição de material educativo, ações de sensibilização e mutirão de exame de Papanicolau, como o que aconteceu no último sábado (7/10), em quatro unidades de saúde do município. Além disso, simbolicamente, fachadas de prédios públicos ganharam a cor rosa e broches com o laço rosa foram distribuídos para os servidores municipais.

Um balanço divulgado pela Secretaria de Saúde mostrou que foram realizadas 305 coletas de exame de Papanicolau no período das 8h às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Atalaia, Santa Ângela, Caucaia do Alto e Portão.

Outubro Rosa_Papanicolau_Vagner Santos (1)“O Movimento Outubro Rosa já é tradição em muitos países e é importante darmos luz a ele para alertar as mulheres sobre a importância de procurar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano e, como sabemos, fazer o autoexame, fundamental para detectar eventuais tumores em fase inicial”, Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Papanicolau

O Papanicolau é um exame preventivo de câncer de colo uterino que deve ser feito em mulheres com vida sexualmente ativa, no mínimo, uma vez por ano. O exame indica se a mulher tem lesões pré-cancerosas, ou seja, lesões que vão originar um tumor, caso não sejam removidas a tempo.

Fotos: Vagner Santos

Outubro Rosa_Papanicolau_Vagner Santos (2)

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Reuni+úo bols+úo residencial Algarver_Vagner Santos (5)

Prefeitura de Cotia formaliza bolsão residencial Jardim Algarve

Prefeito Rogério Franco recebeu representantes da Associação de Moradores Jardim Algarve para entregar a planta …

Deixe uma resposta