Home / Cotia / Servidores de Cotia fazem pressão, mas vereadores aprovam projeto que retira benefícios da categoria

Servidores de Cotia fazem pressão, mas vereadores aprovam projeto que retira benefícios da categoria

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090675A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na tarde de hoje (2/2) uma segunda sessão extraordinária em menos de 15 dias. A reunião foi marcada para votar em segundo turno a Proposta de Emenda 1/2018 à Lei Orgânica de Cotia, que retira benefícios dos servidores públicos e já havia sido aprovada por unanimidade na sessão extraordinária anterior, realizada em 22 de janeiro (veja detalhes aqui).

Diferentemente da primeira sessão, convocada sem divulgação, esta foi devidamente anunciada no site oficial da Câmara. Desta forma, o funcionalismo público teve tempo para se articular e, desde a manhã, concentrou-se na Praça da Matriz e arredores, onde realizou assembleia e decidiu entrar em greve geral caso o projeto fosse aprovado, segundo informações divulgadas pela subsede Cotia do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos de Osasco e Cotia (Sintrasp). Na hora da sessão, foram em peso assisti-la e não pouparam suas vozes para protestar contra a aprovação do projeto.

P1090681Apesar do apitaço e dos gritos de “vendidos”, “cadê os homens?” e “fora os 13”, os parlamentares permaneceram impassíveis e realizaram a sessão como se nada acontecesse. Nem mesmo pediram silêncio, como costumavam fazer em 2017 como condição para se reunirem com comissões dos servidores. Em menos de 20 minutos, leram e aprovaram o projeto por unanimidade.

Marcos Nena (PMDB) foi o único a justificar seu voto, argumentando que os vereadores devem agir com responsabilidade e parabenizando os servidores. Também não se mostrou abalado pelos protestos dos servidores – nem mesmo daqueles que caminharam até a parte da plateia mais próxima da tribuna para criticá-lo quase que frente a frente.

P1090679Passados quase 15 dias da matéria do Granja News sobre a primeira sessão extraordinária, os nossos questionamentos enviados tanto à Câmara quanto à prefeitura seguem sem resposta.

Imbróglio na Justiça

O Partido Trabalhista do Brasil (PTB) entrou na Justiça contra o projeto e obteve vitória. Hoje mesmo, o juiz Carlos Alexandre Aiba Aguemi expediu decisão desfavorável à sua tramitação, por entender que a propositura é inconstitucional. Em sua decisão, ele também ressaltou a peculiar agilidade com que o texto tramitou na Câmara e determinou a suspensão da tramitação do projeto até nova decisão judicial.

P1090685
Professor Osmar (esq.) e Fernando Jão (dir.) com uma faixa de protesto dos servidores ao fundo

P1090680 P1090683

Marcos Nena
Marcos Nena

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

alexandre pierroni posa em frente à EMEI Professora Antonieta de A. C. Laurenciano, com uma pequena imagem de um escorpião sobreposta no canto inferior esquerdo

Escola Municipal onde escorpião foi encontrado recebe serviços de capinação depois de pedido do Vereador Alexandre Pierroni

Após reivindicação do Vereador Alexandre Pierroni, a Prefeitura realizou os serviços de limpeza e capinação …