Home / Cotia / Vacina ainda é a melhor prevenção contra a Febre Amarela

Vacina ainda é a melhor prevenção contra a Febre Amarela

Doses fracionadas da vacina estão disponíveis nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia, em dias pré-definidos

Vacinar-se contra a Febre Amarela é a melhor prevenção à esta doença que vitimou 260 pessoas, entre julho de 2017 e março deste ano, em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A vacina está disponível em Cotia, em doses fracionadas, com validade de oito anos. E, especialmente a população que vive perto de área de mata, deve se imunizar.

A doença é transmitida a humanos por meio da picada de mosquito contaminado com o vírus RNA, Arbovírus do gênero Flavivirus. Como está ladeada por área verde, com uma grande população de primatas (macacos), Cotia tem a meta de imunizar toda a população que não apresenta restrição à vacina. “Temos percebido resistência de alguns moradores da região de Caucaia do Alto, Caputera em se vacinar. O que é um erro. Não havendo restrição, a vacina é segura e eficiente. Nossos esforços estão voltados, desde 2017, em vacinar o maior número de pessoas e fecharmos as portas para esta doença”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.

Quem não fechou as portas para a Febre Amarela foi Arthur da Silva de Oliveira, de 21 anos, que mora no Jardim Japão, e ficou com todo o ônus de ser contaminado com um vírus tão agressivo. “Eu achei que não ia acontecer comigo”, lembra. E, apesar de toda a divulgação sobre a doença e sobre a necessidade de se vacinar, preferiu ir pescar. “O único dia que dava para eu tomar a vacina, fui para o meio da mata, fui pescar. E foi lá que fui contaminado”, disse.

Depois de quase uma semana com sintomas de gripe, febre alta e vômito, Arthur foi socorrido e ficou 15 dias desacordado. “O meu fígado ficou destruído. Tive que fazer várias hemodiálises”, comentou. “Os médicos disseram que eu poderia entrar em óbito a qualquer momento. Por isso eu falo para quem não se vacinou: vacine-se, dói menos. Agora vou tomar todas as vacinas possíveis”, concluiu.

Foto: Vagner Santos

Cronograma de vacinação FA

Das 9h às 16h Seg Ter Qua Qui Sex
Região Granja
Assa X
Pq Alexandra X
Rec Suave X
Santa Angela X
São George X
São Vicente X X
Rio Cotia X X
Engenho X
Região Caucaia do Alto
Caucaia X X
Oliveira X X
Espraiada X X
Japão X X
Cachoeira X     X  
Mendes X X
Região Centro Sul
Caputera X X
Atalaia X X
São Miguel X
Arco-Iris X X
Sandra X
Mirante X
Morro Grande X
Região Centro Norte
Coimbra X
Mirizola X
Portão X X
Turiguara X
SAE (Av. Rotary) X
   

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

pessoal da Apae dançando a pisadinha

Desafio da pisadinha da Apae de Cotia comove a web

Vídeo com performance de crianças e jovens com deficiência intelectual viralizou e já foi visto …