Home / Utilidade pública / Varejo segue em recuperação, mas vai demorar de 2 a 3 anos para voltar a nível de 2013, diz ACSP

Varejo segue em recuperação, mas vai demorar de 2 a 3 anos para voltar a nível de 2013, diz ACSP

Associação Comercial de SP repercute dados do IBGE

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, comenta os números divulgados hoje pelo IBGE em relação ao desempenho do varejo nacional ampliado em agosto. Ele espera que o Banco Central dê continuidade à queda da taxa básica de juros. Sobre uma recuperação completa do setor, avalia que o varejo vai demorar de dois a três anos para voltar aos níveis de 2013.

“Os dados demonstram que, quando comparado com o mesmo período de 2016, o comércio segue em recuperação ― trata-se da quinta alta consecutiva. Refletem uma retomada moderada da economia, o que condiz também com o início de uma melhora da confiança do consumidor”, analisa Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Por outro lado, ele ressalta que “a crise política retarda o andamento das reformas econômicas, o que impede uma recuperação mais intensa”.

O presidente da ACSP chama a atenção para segmentos mais dependentes do crédito ― como móveis, eletrodomésticos e veículos ―, que apresentaram grande crescimento em agosto sobre igual mês do ano passado. “O crédito está ajudando, mas a base de comparação é muito fraca”. Nos últimos três anos, o varejo ampliado caiu 18%.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Governo de SP põe Procon Móvel em plantão para reclamações sobre falta de luz

O Governo de São Paulo inicia nesta quinta-feira (9) um plantão especial de atendimento do …

Skip to content