Home / Cotia / Veja como foi a reunião mensal do CONSEG

Veja como foi a reunião mensal do CONSEG

Por Victor de Andrade Lopes

P1040746Ocorreu na noite de ontem (3/10) a reunião mensal do Conselho de Segurança (CONSEG) da Ganja Viana. A mesa de discussões foi composta por Jairo, funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER); Cristiano Freitas, subprefeito da Granja Viana; Maria Goreti Camarano, presidente do conselho; tenente Diassis, da Polícia Militar, e inspetor Alves, da Guarda Civil Metropolitana de Cotia.

O primeiro a falar foi Diassis, que comentou sobre o Programa Vizinhança Solidária. “É uma estratégia baseada em algo feito numa comunidade da Inglaterra. Os vizinhos se conhecem, sabem o horário de entrada e saída de cada um e com quem eles costumam estar no carro. De posse dessas informações, podem detectar mais facilmente situações suspeitas”, explicou.

Comentando sobre as ocorrências criminais na cidade no mês de setembro, Diassis relatou queda de 37% no índice de furtos, 7% no índice de roubos, 10% no índice de roubo de veículos; 20% no índice de roubos de carga; e 66% no índice de estupros. Os dados são em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Não foi registrado nenhum roubo a condomínio. “O caso que ocorreu no condomínio SP II no dia 9 de setembro não foi considerado roubo a condomínio porque só uma casa foi assaltada, portanto, consideramos como roubo a residência”, explicou.

Diassis comunicou que a PM está elaborando estratégias para que as viaturas não precisem se deslocar tanto em suas rondas, já que o município de Cotia é grande. Falou também sobre as bases comunitárias móveis da corporação, que estão sendo colocadas em pontos estratégicos em que sejam registrados picos de ocorrências.

Diassis finalizou dizendo que as zonas centrais de Cotia vêm registrando altos índices de roubos efetuados por indivíduos em motocicletas, e que isso deverá ser coibido assim que a PM receber suas próprias motos para rondas na área. “Registramos também altos índices de perturbação do sossego público, principalmente devido a comércios irregulares. Queremos resolver isto pelas vias administrativas, e, para isto, contamos com a Secretaria de Indústria e Comércio”, finalizou. O secretário da pasta, Almir Rodrigues, foi convidado para a reunião, mas não compareceu.

O comandante ouviu algumas reclamações com relação ao 190. Um morador da Alameda São Luís contou que, incomodado com o barulho de um restaurante de massas na Avenida São Camilo, ligou para a polícia, mas a atendente afirmou que o máximo que os policiais poderiam fazer seria apenas pedir que o estabelecimento fizesse mais silêncio. Já o administrador do Parque Cemucam, Wagner Neves, relatou que, há cerca de duas semanas, constatou que alguns adolescentes cabulavam aulas para frequentar o parque e consumir drogas, mas nenhuma viatura foi enviada ao local quando ele ligou para o 190. Diassis disse que irá averiguar o ocorrido. Quanto ao ruído do restaurante, afirmou que Cotia não dispõe de leis específicas sobre barulho alto. O subprefeito Cristiano Freitas garantiu que a prefeitura de Cotia e a câmara Municipal se sensibilizariam caso uma lei antirruído fosse sugerida.

O próximo a falar foi o inspetor Alves. Ele afirmou que Cotia foi dividida em três inspetorias para facilitar o trabalho da guarda: Granja Viana, Centro e Caucaia do Alto. Questionado sobre a possibilidade de dividir Cotia em mais inspetorias, o inspetor respondeu que a corporação considerará a possibilidade.

Na sua fala, o subprefeito Cristiano Freitas aproveitou para comentar a criação de uma FATEC e um Poupa Tempo em Cotia, já anunciados pela imprensa local (veja mais aqui: https://granjanews.com.br/novo/index.php?q=node/6385), e também anunciou a intenção de se criar uma ciclofaixa ligando o Cemucam, no Jardim da Glória, ao Parque Teresa Maia, do Parque São George.

O último a falar foi Jairo, do DER. Comentando sobre o retorno do km 22 da Raposo Tavares, alvo de constantes reclamações, ele afirmou que caminhões não podem ser proibidos de utilizá-lo. “Isso é impedir o direito de ir e vir, não há como multá-los por não optarem pelo retorno seguinte. Podemos no máximo advertir”, afirmou. Questionado sobre os equipamentos recentemente instalados ao longo da rodovia, ele afirmou que, conquanto eles não tenham a função de detectar infrações, eles podem a qualquer momento ser configurados pelo DER para que multem, desmentindo, assim, comunicados oficiais anteriores do departamento que afirmavam que eles não eram radares e sim contadores de veículos.

Jairo anunciou também a criação de uma passarela ligando o Shopping Granja Vianna ao restaurante Ragazzo. As obras devem começar em cerca de 60 dias, segundo ele.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 7 de novembro, às 19h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Rua dos Manacás, 10, Cotia – SP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content