Home / Cotia / Veja os destaques da primeira sessão da Câmara de Cotia de 2018

Veja os destaques da primeira sessão da Câmara de Cotia de 2018

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1090740A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na noite de ontem (6/2) sua primeira sessão ordinária de 2018. Diferente da sessão anterior, a extraordinária realizada no dia 2/2 (veja detalhes aqui), a sessão de ontem foi tranquila e teve pouco público, sem nenhum protesto. A participação dos próprios parlamentares foi baixa, com apenas oito presentes – um a mais que o quórum mínimo necessário para validar a sessão, embora em muitos momentos apenas quatro ou cinco vereadores ficassem na sala das sessões. Eles também praticamente não comentaram a movimentada sessão de sexta.

Dentre os destaques da noite, estão dois vetos por parte da prefeitura, ambos mantidos por unanimidade. Um, total, ao Projeto de Lei 31/2017, barrou a criação de um programa que submeteria alunos da rede municipal de ensino a exames oftalmológicos. O outro, parcial, ao Projeto de Lei 33/2017, barrou um dispositivo da propositura, que possibilita o recebimento de créditos tributários municipais por meio de transação.

P1090741Dois projetos foram lidos e aprovados: o 2/2018, enviado pela prefeitura e que permite a abertura de crédito adicional especial para o orçamento do município, e o projeto de resolução 1/2018, que muda o nome da sala das sessões para Vereador Ivair José Bochetti.

A discussão do projeto de emenda à lei orgânica 3/2017, que aumenta o número de vereadores dos atuais 13 para 19, foi adiada por 10 sessões, conforme decisão dos presentes. Devido ao carnaval, a Câmara decidiu também mudar a data da próxima sessão ordinária para o dia 16 (sexta-feira), às 10h.

Professor Osmar
Professor Osmar

Alguns ofícios também foram lidos, incluindo um do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, emitido em outubro passado, comunicando o parecer desfavorável do órgão para as contas da prefeitura de 2014, quando a gestão ainda era de Carlão Camargo (2014). As contas de 2013, da mesma gestão, já haviam sido igualmente recebidas pelo tribunal, o que culminou na rejeição das mesmas pela Câmara (veja detalhes aqui, na página 11).

Apenas três vereadores discursaram. Professor Osmar (PV) alertou que pessoas de outros municípios estão participando da campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade e fez também uma crítica ao incidente com o viaduto em Brasília. “Pelo livramento de Deus, ninguém acabou ferido, mas precisamos de mais fiscalização e punição. Aqui no Brasil sempre se espera uma tragédia para tomar uma atitude!”, desabafou.

Edson Silva
Edson Silva

Edson Silva (PRB) foi o único a comentar a sessão do dia 2, limitando-se a dizer que foi uma votação “polêmica” e que os vereadores precisam legislar com “responsabilidade”. Em seguida, fez um apelo para que a Secretaria de Educação possa assumir as reformas das escolas, uma vez que ela teria pessoal técnico capacitado para supervisionar obras em edifícios voltados à educação e a Secretaria de Obras já estaria muito atribulada. Por fim, parabenizou a Secretaria de Saúde pela campanha de vacinação contra a febre amarela e cobrou que a população não se esqueça de continuar combatendo o mosquito da dengue.

O líder do governo Dr. Castor (PSD), último a discursar, prometeu que o ano será de muito trabalho e melhorias pela cidade.

Dr. Castor
Dr. Castor

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Imagem amarelada com um personagem

Vem aí o Bazar de Inverno da Vida – Casa de Apoio

Como todos os anos, a Cultura Inglesa da Granja Viana recebe o evento beneficente Começa …