Home / Cotia / Veja os destaques do Conseg Granja Viana de julho

Veja os destaques do Conseg Granja Viana de julho

Por Victor de Andrade Lopes

dois guardas civis, James da Settrans e Goreti sentados durante reunião de julho do Conseg Granja VianaO Conseg (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite de ontem (5/7) sua reunião mensal de julho de 2018. Foi o quinto encontro do ano, uma vez que o anterior foi cancelado devido à greve dos caminhoneiros. O encontro contou com a presença da presidente da entidade, Maria Goreti; do delegado do 2º DP de Cotia, Marcos Alexandre Catta; do tenente Ronald da Polícia Militar (PM) de São Paulo; do inspetor Isaías, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Cotia; e de James, representando a Secretaria de Trânsito e Transportes de Cotia (Settrans).

Em sua fala de abertura, entre outros informes, Goreti anunciou que Carapicuíba realizou um pregão para contratar uma empresa que recolherá os cavalos que vivem soltos na Avenida São Camilo, situação que coloca em risco os motoristas e os próprios animais.

O delegado Marcos alertou que os roubos a estabelecimentos comerciais têm voltado a chamar a atenção e fez um apelo: “Instalem câmeras. Outro dia um cidadão veio registrar um assalto que sofreu dentro de seu condomínio, e quanto eu perguntei se as câmeras da portaria haviam captado algo, ele respondeu que não havia câmeras. E ele pagava R$ 1,2 mil de condomínio!”, disse, surpreso.

Ele também lamentou que muitos comércios também deixam de instalar os equipamentos e contam com a “câmera do vizinho” em caso de ocorrências. “Eu preciso de elementos para iniciar uma investigação. Se não tem imagens ou qualquer outra coisa que possa me ajudar a identificar os suspeitos, como minha equipe vai encontrá-los?”, questionou.

Além disso, ele novamente pediu para que as pessoas evitem deixar os carros nas ruas em torno de shoppings. “O cidadão vai ao shopping pra gastar mas não quer pagar menos de R$ 10 pra estacionar. Os meliantes se aproveitam disso, levam todos os pertences e aí o prejuízo é grande”, disse.

O comandante Fernandes, que está de férias, esteve representado pelo tenente Ronald, que atua no comando da força noturna de Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista e Carapicuíba. Ele sugeriu que as pessoas implementem sistemas de vizinhança solidária em suas ruas para diminuir a criminalidade. “Na Zona Norte, onde eu moro, implementamos isso na nossa rua e as ocorrências caíram muito. No Morumbi, onde eu trabalhava antes, isso também deu certo”, informou. O sistema de Vizinhança Solidária foi recentemente regulamentado por lei estadual, publicada no último dia 20.

James da Settrans, Goreti e o tenente Ronald durante reunião de julho do Conseg Granja Viana
Da esquerda para a direita: James, Goreti e Ronald
Questionado sobre abandono de veículos, ele informou que se ele não estiver em local proibido, não for roubado, não estiver sendo utilizado para cometer crimes ou guardar ilícitos/produtos de roubo e não estiver oferecendo risco à saúde pública (acúmulo de água parada, por exemplo), não há justificativa para ele ser guinchado, o que foi confirmado por James.

Sobre o medo que algumas pessoas têm de denunciar ou reconhecer bandidos em delegacias, Ronald esclareceu que em toda a sua carreira policial, nunca ouviu falar de algum bandido que tenha perseguido uma vítima para retaliação. “O bandido sabe o papel dele, o da vítima e o da polícia. O dele é roubar e se dar bem; o da vítima é denunciar e o da polícia é prendê-lo”, explicou.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 2 de agosto, às 18h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP).

* Atualizado em 10 de julho para a adição do penúltimo parágrafo

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

uma criança com um guarda sol autua simbolicamente uma motorista em cotia

No mês do trânsito, estudantes de Cotia vão ‘autuar’ motoristas

A Secretaria de Transporte e Trânsito organizou uma programação que começou no início do mês …