Home / Carapicuíba / Vereadores de Carapicuíba aprovam Moção de Repúdio à esterilização compulsória

Vereadores de Carapicuíba aprovam Moção de Repúdio à esterilização compulsória

Propositura, de autoria da vereadora Professora Cida Lula Carlos, recebeu o apoio dos demais parlamentares

Cida Carlos discursa durante sessão da Câmara de Carapicuíba
Cida Lula Carlos utilizou a tribuna para apresentar seu voto de repúdio do MP (Foto: Divulgação / CMC)
A Câmara Municipal de Carapicuíba, sob a presidência do vereador Ronaldo Souza (SD), aprovou, na noite dessa terça-feira (12), em Sessão Ordinária da Casa, a Moção n° 161/2018, de autoria da Professora Cida Lula Carlos (PT). No documento, a Casa manifesta repúdio à postura do Ministério Público em conduzir coercitivamente uma mulher à cirurgia de esterilização.

No início dessa semana, Janaína Aparecida Aquino foi submetida, sem seu consentimento, a uma cirurgia de laqueadura por determinação da Justiça de Mococa (SP). Anteriormente, o Ministério Público já havia se manifestado pela esterilização de Janaina, que, por ser pobre, vive com os filhos em situação de rua. Mas, como ela não consentiu com o procedimento e não se prontificou a realizar a cirurgia voluntariamente, o promotor propôs duas ações judiciais contra ela e o município de Mococa, com o objetivo de constrangê-la a realizar um procedimento de esterilização compulsória.

No documento aprovado pela Câmara de Carapicuíba, a vereadora Cida Lula Carlos classifica o ocorrido como um absurdo ato higienista da Justiça. “A história de Janaína não é atípica. Rotineiramente, cidadãs e cidadãos brasileiros, especialmente aqueles pertencentes a grupos sociais minoritários, são atingidos por atos arbitrários e ilegais. Neste caso, o MP deixou claro sua única intenção: evitar a procriação daqueles pertencentes a grupos sociais economicamente debilitados”, afirma.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

população reunida para sorteio de novas unidades habitacionais que serão entregues já no próximo mês em Carapicuíba

Prefeitura de Carapicuíba e CDHU entregam mais de 100 unidades habitacionais no próximo mês

Em fase de entrega, a Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Habitação em …

Deixe uma resposta