Home / Carapicuíba / Carapicuíba sai na frente e Hospital de Campanha de já cumpre critérios técnicos do Ministério da Saúde

Carapicuíba sai na frente e Hospital de Campanha de já cumpre critérios técnicos do Ministério da Saúde

 

 

Em funcionamento desde abril, unidade atende aos critérios da portaria federal publicada nesta semana

Na terça-feira, 16, o Ministério da Saúde publicou portaria que define os critérios técnicos para implantação de Hospital de Campanha, com atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. As unidades devem funcionar com o acesso regulado, voltadas para a internação de pacientes com sintomas respiratórios de baixa e média complexidade, funcionando como retaguarda clínica para hospitais que possuam Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Esse modelo ideal definido pelo Ministério da Saúde já funciona em Carapicuíba desde o dia 13 de abril, quando a Prefeitura entregou o Hospital de Campanha, instalado no Parque Santa Tereza, com 30 leitos e toda estrutura para que pacientes recebam atendimento médico.
O Ministério da Saúde também orienta que antes de optar pelo Hospital de Campanha em tendas provisórias, como estádios ou ginásios, os gestores de saúde devem priorizar a estruturação e ampliação de leitos clínicos em unidades de saúde já existentes no município. Como o caso de Carapicuíba, que utilizou a Policlínica, sem precisar de improvisação e otimizando os gastos públicos de enfrentamento à pandemia.
Outra nova recomendação do Ministério de Saúde é a contratação de leitos na rede privada. Mais uma vez, Carapicuíba saiu na frente, sendo a primeira cidade da região a contratar 65 leitos clínicos e UTI no Hospital São Camilo, que fica há apenas 2,6 km do Hospital de Campanha.
A cidade também conta com o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, na Vila Dirce, em funcionamento desde março para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de Covid-19. Este equipamento atende outra portaria do Ministério da Saúde, publicada no dia 29 de maio, de que os municípios devem indicar uma unidade já existente para atendimento apenas de casos da doença.
“Nossa prioridade é sempre salvar vidas. Estamos há 90 dias de pandemia e desde o início realizamos um planejamento com toda equipe técnica para oferecer os melhores equipamentos de saúde à população. Tudo isso está sendo feito com muita responsabilidade com os recursos públicos”, afirma o prefeito Marcos Neves.

Confira os principais serviços e equipamentos de saúde e enfrentamento ao coronavírus:

Telemedicina
Por meio do WhatsApp 96909-5379

Centro de Enfrentamento ao Coronavírus
Estrada Ernestina Vieira, 70 – Vila Dirce
Atendimento todos os dias, das 7 às 19 horas

Centro de Acolhimento e Apoio ao Isolamento Social
Rua José Ailton de Camargo, 111 – Aldeia

Hospital de Campanha
Rua Itajubá, s/nº (esquina com a Rua Zacarias de Medeiros)

Hospital São Camilo
Av. São Camilo, 1363 – Granja Viana

Bloqueio de Contágio
Teste rápido em casa nos familiares de casos confirmados, desinfecção na rua e orientação aos vizinhos

Sobre Hostmarx

Leia também

Carapicuíba/SP – A partir desta quarta-feira, todas as pessoas podem ser vacinadas contra a gripe

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a gripe para até …