Home / Utilidade pública / Cinco dicas de segurança da Eletropaulo para as férias

Cinco dicas de segurança da Eletropaulo para as férias

Precauções simples podem evitar acidentes com rede elétrica

Em julho, durante as férias escolares, crianças e adolescentes costumam aumentar o tempo dedicado à recreação, passatempos, passeios e viagens. Tais atividades, porém, para transcorrerem em segurança, exigem algumas precauções por parte dos jovens e de seus pais e responsáveis.

Por essa razão, dentro de seu objetivo de conscientizar toda a comunidade quanto aos cuidados com a rede elétrica, a Eletropaulo traz cinco dicas preventivas que podem evitar acidentes e até salvar vidas.

1 – Crianças só devem empinar pipas em espaços abertos e afastados das fiações, como campos, parques ou praças. Um dos passatempos mais praticados por crianças e jovens durante o período de férias, a brincadeira, quando não leva em conta a segurança, pode ocasionar desligamentos na rede de energia e causar acidentes graves, queimaduras e até mortes.

2 – Caso a pipa se enrosque em postes ou antenas, oriente os jovens a nunca arremessar objetos nos fios, bem como a jamais tentar resgatar suas pipas com barras de ferro, pedaços de madeira ou quaisquer outros utensílios, condutores de energia ou não.

3 – Não permita que as crianças subam ou apanhem frutas em árvores que estejam próximas à fiação.

4 – Em espaços fechados como garagens, playgrounds, ou até mesmo dentro de casa, evite deixar fios e extensões expostos e coloque protetores em tomadas inativas. Mantenha as instalações elétricas em bom estado e não use fios emendados, velhos ou danificados.

5 – Ao viajar, desligue os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas. Com isso, além de economizar energia, evita-se acidentes, pois estes aparelhos podem entrar em curto e causar um incêndio, no caso de alterações na rede elétrica – provocadas por raios, por exemplo.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

estudantes prestando vestibulinho da ETECcom um instrutor passando em meio às carteiras

Etecs divulgam gabaritos do Vestibulinho para vagas remanescentes

Os candidatos que fizeram o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do primeiro semestre …