Home / Utilidade pública / Com alta de 7,71%, vendas a prazo no Dia das Crianças crescem pelo segundo ano seguido, apontam CNDL/SPC Brasil

Com alta de 7,71%, vendas a prazo no Dia das Crianças crescem pelo segundo ano seguido, apontam CNDL/SPC Brasil

Mesmo com resultado no azul, movimento neste ano é 1,30% menor do que as vendas do período pré-crise. Desemprego e incerteza eleitoral ainda impactam confiança do consumidor

As vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao Dia das Crianças cresceram 7,71% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A alta de 2017 sucede um crescimento de 8,25% observado no mesmo período do ano passado. Já entre 2015 e 2016, as vendas haviam caído -3,59% e -12,20%, respectivamente.

criancas

Apesar das vendas para o Dia das Crianças acumularem dois anos seguidos de alta, o movimento nas lojas ainda não recuperou as perdas aprofundadas no período da recessão econômica. Mesmo com a alta de 7,71% em 2018, as vendas a prazo amargam um resultado 1,30% menor do que em 2014, por exemplo.

Para o presidente da CNDL José Cesar da Costa, o crescimento das vendas é positivo, especialmente, quando se considera que o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do período natalino. “O balanço é positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos. Ainda assim, o cenário é desafiador para os próximos meses, uma vez que há incerteza por conta das eleições e o desemprego segue limitando o poder de compra das famílias”, pondera o presidente.

Neste ano, segundo levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os presentes mais procurados seriam roupas e calçados (38%), bonecas (37%), aviões e carrinhos de brinquedo (21%), com um gasto média de R$ 187,00.

Metodologia

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro deste ano.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Mais de mil pessoas são contempladas por projetos do “Cotia que Cuida”

No mês em que Cotia completou 168 anos, a Prefeitura realizou a maior edição do …

Skip to content