Plenário jandirense aprova proposituras do Poder Executivo na 21ª Sessão Ordinária
Projeto de Lei nº 27/24 tratou das diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025; outras seis matérias também foram aprovadas na data
A Câmara Municipal de Jandira aprovou, ao todo, sete proposições elaboradas pelo Poder Executivo na 21ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 25 de junho de 2024. O Projeto de Lei nº 27/24 dispôs sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025. Na ocasião, a matéria contou com nove votos a favor, nenhum voto contrário e duas abstenções.
“A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como objetivo estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da administração, orientando a elaboração da proposta orçamentária de cada exercício financeiro, formado pelos orçamentos fiscal e da seguridade social, compatibilizando as políticas, objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual e as ações previstas nos orçamentos para a sua consecução, promovendo, em prazo compatível, um debate sobre a ligação e a adequação entre receitas e despesas públicas e as prioridades orçamentárias”, esclareceu o prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”, na mensagem de lei.
Por sua vez, aprovado com dez votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar nº 07/24 pretende alterar dispositivos da Lei Ordinária Municipal nº 152, de 04 de março de 1968, que dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos do município. Na prática, a nova redação do artigo 112 diz que “fica autorizada a concessão de adiantamento salarial aos funcionários e servidores municipais, ativos e inativos”.
Com nove votos, o PLC nº 08/24 deu nova redação ao artigo 33-B da Lei Complementar nº 73, de 1º de dezembro de 2015, que dispõe sobre a reorganização administrativa do Poder Executivo. O texto prevê a “Diretoria de Convênios, Fomento, Empregabilidade e Capacitação Profissional” na estrutura hierárquica e organizacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, assim como a criação do respectivo cargo de diretor, na referência C-12.
Em seu turno, aprovado de maneira unânime, o PLC nº 09/24 concerne à alteração de dispositivos da Lei Complementar nº 84, de 19 de dezembro de 2017, para dispor sobre aposentadoria diferenciada por idade e tempo de contribuição de servidores que exerçam atividades perigosas ou penosas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, nos termos do artigo 40, parágrafo 4º C da Constituição Federal. “Com a evolução jurídica no que diz respeito à atuação das guardas municipais, os agentes necessitam alcançar os mesmos direitos dos demais profissionais de segurança pública, uma vez que já possuem os deveres e obrigações”, justificou o prefeito.
Já o PL nº 48/24, que contou com 11 votos a favor, tratou da denominação do hospital municipal, que deve se chamar “Hospital e Maternidade Prefeito Alan Kardec Roberto de Albuquerque”, em homenagem ao finado emancipador e político da cidade. O PL nº 50/24, em contrapartida, dispôs sobre procedimentos relativos ao repasse de depósitos judiciais e administrativos ao município de Jandira, nos termos da lei Complementar Federal nº 151, de 05 de agosto de 2015, e deu outras providências. O referido texto obteve sete votos favoráveis e três abstenções.
Por fim, com 10 votos a favor e duas abstenções, o PL nº 51/24 abordou alteração do artigo primeiro, da Lei nº 2.316, de 27 de novembro de 2020. Com a mudança, o Paço Municipal, situado no centro, fica denominado “Paço Municipal Clécio Soldé”, enquanto o auditório do local passa a se chamar “Auditório Anecito Francisco Leão”.
Com o aval da Casa de Leis, todas as proposituras voltaram para a sanção do Poder Executivo.
Na 21ª Sessão Ordinária, Legislativo jandirense aprova duas Moções de Aplauso
Apresentada pelo vereador Silvio Cabeleireiro, a Moção de Aplauso nº 20/24 registrou uma homenagem ao senhor Michael de Jesus Santos pelos projetos sociais desenvolvidos no município; já a Moção nº 21/24, proposta pelo vereador Pastor Gilson, destacou o trabalho de excelência do Dr. Felipe de Oliveira na neuropediatria da cidade
A Câmara Municipal de Jandira aprovou duas moções durante a 21ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 25 de junho de 2024. Assinada pelo vereador Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, a Moção de Aplauso nº 20/24 saudou o senhor Michael de Jesus Santos que, além de ser comerciante no município, desenvolve projetos sociais em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Queremos honrar a vida do nosso querido amigo Michael e agradecer por sua consideração a esta cidade”, frisou Silvio Cabeleireiro em sua justificativa.
Na mesma data, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, também colocou a Moção de Aplauso nº 21/24. Por intermédio do referido documento, o parlamentar reconheceu a atuação do Dr. Felipe de Oliveira.
“O Dr. Felipe demonstra um profundo compromisso com a comunidade de Jandira, atendendo no Ambulatório do SUS de neuropediatria da cidade e prestando um serviço de excelência, que beneficia inúmeros pacientes e suas famílias”, destacou.
Parlamentar propõe “drive thru” de vacinação contra a dengue no centro de Jandira
De autoria do vereador Cláudio do Moussão, requerimento enfatizou a necessidade de proteger a população infantil contra a doença; no mesmo dia, ele também pediu à Prefeitura a disponibilização de uma viatura para reforçar a ronda diária da GCM no Jardim Europa
O requerimento nº 321/24 passou pela Câmara Municipal de Jandira na 21ª Sessão Ordinária, em 25 de junho de 2024. Colocado pelo vereador Cláudio Roberto de Carvalho (Republicanos), o “Cláudio do Moussão”, o texto recomendou à Prefeitura a realização de um “drive thru” de vacinação contra a dengue para as crianças aos sábados, no centro da cidade, conforme a faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Com a iniciativa, o autor pretende facilitar o acesso da população infantil à vacina. “Muitas famílias têm dificuldades em comparecer aos postos de saúde durante a semana devido a compromissos de trabalho ou escolares. A vacinação aos sábados permitirá um maior alcance e adesão à campanha. Além disso, o formato drive thru minimiza o contato entre as pessoas, reduzindo o risco de transmissão de doenças”, acrescentou.
Na data, Cláudio do Moussão também apresentou o requerimento nº 320/24, pelo qual indicou a disponibilização de uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) para realizar ronda diária no bairro Jardim Europa. Para o vereador, a medida deve inibir ações criminosas na região.
Vereador jandirense reivindica a reforma completa do Teatro Municipal
De acordo com Franklin Venancio, autor do requerimento à Prefeitura, a ação deve proporcionar um ambiente mais seguro, confortável e funcional aos munícipes
Na 21ª Sessão Ordinária, em 25 de junho de 2024, o vereador Franklin Venancio da Silva Netto (PL) submeteu um requerimento ao plenário da Câmara Municipal de Jandira. Por intermédio do documento, o parlamentar solicitou à Prefeitura a reforma completa do Teatro Municipal, incluindo a renovação de poltronas, piso, iluminação, ar condicionado, palco e coxia.
“A reforma proporcionará um ambiente mais seguro, confortável e funcional, incentivando a realização de eventos culturais, promovendo o desenvolvimento artístico e atraindo maior público para o teatro”, defendeu em sua justificativa.
Franklin Venancio considerou ainda que tal revitalização, além de contribuir para a valorização da cultura e das artes, deve fomentar a economia local com o aumento do turismo e da realização de eventos na cidade.
Câmara Municipal de Jandira aprova instituição do “Dia do Profissional da Beleza” na cidade
Vereador Silvio Cabeleireiro, autor da proposta, destacou que a data tem a finalidade de homenagear os profissionais que cuidam da autoestima dos jandirenses, gerando emprego e renda para o município
Os parlamentares da Câmara Municipal de Jandira aprovaram, com nove votos favoráveis, o Projeto de Lei º 44/24 durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de junho de 2024. Subscrito pelo vereador Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, o texto pretende instituir o “Dia do Profissional da Beleza” no calendário oficial do município, a ser celebrado anualmente em 17 de setembro.
“Tenho a honra de encaminhar este projeto de lei para apreciação e aprovação do plenário, visando fazer uma homenagem aos nossos profissionais da beleza que diariamente cuidam da autoestima dos cidadãos jandirenses com entusiasmo, gerando emprego e renda para o município”, argumentou o autor.
A propositura definiu ainda que podem ser considerados profissionais da beleza os especialistas em estética, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiadores, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, massagistas, dermatologistas, podólogos, entre outras categorias dedicadas às atividades congêneres.
Após a devida tramitação na Casa de Leis, a matéria seguiu para sanção ou veto do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.
Requerimento sugere intensificação da ronda escolar no entorno das escolas de Jandira
Com a iniciativa, vereador Fábio Betera pretende garantir mais segurança às unidades de ensino, minimizando a preocupação de pais, alunos e servidores; na mesma sessão, o parlamentar também indicou à Prefeitura a execução de serviços de reforma e manutenção das galerias pluviais existentes na Vila Dolores Paschoalin
Por conta de casos recentes de violência, o vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, apresentou o requerimento nº 317/24 à Câmara Municipal de Jandira na 21ª Sessão Ordinária, em 25 de junho de 2024. Aprovado pelos demais parlamentares, o documento pediu à Prefeitura a intensificação das rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) no entorno das escolas da cidade.
O autor acredita que a medida deve garantir mais segurança às unidades de ensino. “Ações preventivas são essenciais para evitar tragédias, além de inibir a atuação de criminosos”, pontuou o vereador.
Na ocasião, Fábio Betera também colocou em pauta o requerimento nº 318/24, pelo qual cobrou serviços de reforma e manutenção das galerias pluviais existentes na Rua Paloma Carolina, na Vila Dolores Paschoalin. Segundo ele, o local apresenta erosões, colocando em risco os imóveis próximos.
Depois da passagem pela Casa de Leis, as duas matérias seguiram para as mãos do prefeito Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”.