Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Victor de Andrade Lopes, exceto onde especificado

Em respeito ao processo eleitoral para escolha da nova diretoria do conselho, a presidente Goreti não abriu a reunião com o tradicional informe das ações do CONSEG ao longo do último mês. Em vez disso, a palavra foi inicialmente para o delegado Sérgio, que disse que o tráfico, crime no qual prometeu focar ao assumir o DP, não é tão forte na região, e que roubo de carros e a residências têm sido o calcanhar de Aquiles.
Ele também falou sobre o recém-criado Núcleo Especial Criminal (Necrim) da Polícia Civil de São Paulo. Trata-se de um órgão focado em resolução de conflitos e crimes de menor potencial ofensivo, o que permite aos delegados focarem em ocorrências mais graves. Sérgio pretende lutar para que a Granja Viana seja um dos locais contemplados com a iniciativa.

Sobre os índices criminais na região, disse que o furto de celular continua sendo um problema, uma vez que os meliantes se aproveitam da distração das vítimas. Lamentou ainda que o crime de estupro esteja em crescimento, com a grande maioria dos casos sendo protagonizados por integrantes da própria família das vítimas.
Em nome da GCM, o subcomandante Stephano esclareceu que os guardas que serão destacados para fazer a segurança do Rodeio são parte de uma escala extra, de modo que o patrulhamento de rotina pela cidade não será afetado nos dias de evento.
Em seguida, ele explicou que as imagens gravadas pelos totens de segurança instalados pela cidade só podem ser disponibilizadas após protocolamento ou por via judicial. Ele deu a orientação devido ao fato de muitos moradores solicitarem imagens das câmeras sem que haja um respaldo jurídico para a obtenção das mesmas. Stephano disse ainda que há planos para se ampliar o monitoramento dos totens de modo que o mesmo opere com cinco câmeras.
Após reclamações sobre o semáforo da Estrada do Embu com a Estrada Velha de Cotia, Márcia informou que a Secretaria enviou técnicos para analisá-lo e eles constataram que o equipamento realmente precisa ser reprogramado para otimizar o fluxo de veículos.
Sobre as obras de recapeamento da Avenida São Camilo, que têm gerado muitas discussões entre os granjeiros, Márcia informou que o contrato celebrado com a empresa contratada prevê a realização das intervenções no período diurno, a fim de evitar uma elevação nos custos da obra caso esta fosse realizada à noite, quando poderia haver menos impacto no tráfego da região.
Ao ouvir reclamações acerca de ônibus fretados que estariam estacionando de maneira irregular nos arredores da Faculdade Mario Schenberg, dificultando o trânsito, além de carros de alunos estacionados sobre a calçada, Márcia recomendou a quem flagrar tais situações que pegue os dados dos veículos para que as devidas providências possam ser tomadas.

Ao final do encontro, a nova diretoria eleita por aclamação posou para foto; eles coordenarão o CONSEG pelo próximo biênio e tomarão posse na próxima reunião, que será no dia 9 de maio, às 18h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP).
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
