Home / Cotia / CONSEG Granja Viana discute Rua Nova Amazonas e tem anúncio de novidades para a região

CONSEG Granja Viana discute Rua Nova Amazonas e tem anúncio de novidades para a região

Por Victor de Andrade Lopes, com informações da diretoria do Conseg
Fotos: Victor de Andrade Lopes

Julio Cesar, Stephano, Goreti, Sergio, Fernandes e Marcia na mesa diretora do conseg
Da esquerda para a direita: Julio Cesar, Stephano, Goreti, Sergio, Fernandes e Marcia
O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite da última quinta-feira (14 de março) sua segunda reunião mensal de 2019. O encontro contou com a presença da presidente da entidade, Maria Goreti; do delegado do 2º DP de Cotia, Sérgio Augusto de Magalhães Melo; do comandante capitão Rogerio Fernandes, da 3ª Cia do 33º BPM da Polícia Militar (PM) de São Paulo; do comandante Julio Cesar Rocha Silva e do subcomandante Luciano Stephano de Oliveira Leite, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Cotia; e de Márcia de Almeida, representante da Secretaria de Trânsito e Transportes de Cotia.

A reunião foi aberta com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do massacre em Suzano (SP), ocorrido na véspera do encontro. As mulheres também foram homenageadas devido ao Dia Internacional da Mulher: todos os presentes receberam uma pinça em forma de mulher (veja foto abaixo) para marcar a data.

Em sua fala de abertura, Goreti reiterou que a cidade de Carapicuíba pretende instalar câmeras de velocidade e controle de entrada e saída nos limites do município e que até julho deste ano a Avenida São Camilo deverá receber iluminação em todo o trecho pertencente ao município, conforme informações que ela obteve de autoridades competentes.

O delegado Sérgio comentou o massacre de Suzano, contando que, coincidentemente, quando a tragédia começou a ser anunciada na TV, ele trabalhava em uma ocorrência relacionada a uma briga entre cinco alunas de uma escola na Granja Viana, cada qual com seus pais registrando o boletim de ocorrência. Ele aproveitou o momento para instrui-los a darem atenção a seus filhos adolescentes.

Ele também disse que o crime de estelionato tem registrado um número notável de ocorrências na região. “Ainda tem muita gente que cai nesses golpes”, comentou, antes de recomendar a todos que evitem fornecer informações pessoais por telefone.

Ele anunciou que sua equipe interveio num roubo de caminhão no bairro Gramado e que a ação resultou na morte do suspeito após este reagir à prisão e que uma quadrilha que roubava fios de cobre na região foi presa. Por fim, disse que considera a delegacia da Granja muito escura e discreta e que pretende instalar luzes melhores nela, além de pedir mais verba para o local.

uma pinça em forma de mulher colada em uma folha com os dizeres 'eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida pinçando pedras e plantando flores feliz dia da mulher'Márcia disse que todas as demandas que chegam a ela são repassadas ao pessoal da engenharia, que realiza os estudos necessários para atestar a viabilidade e a necessidade de cada intervenção.

A mudança de mãos da Rua Nova Amazonas, que deu o que falar nos grupos de granjeiros nas redes sociais, foi assunto de destaque na reunião. Marcia informou que o pedido para que a rua voltasse a ser mão única partiu do Ministério Público (MP), que acolheu a uma reivindicação de moradores. Segundo ela, o engenheiro Fernando foi ao local e constatou que a via é muito estreita para comportar tráfego nos dois sentidos.

Goreti interveio nesse momento, afirmando que o próprio Fernando deu parecer favorável à adoção de mão dupla na referida via anos atrás. Marcia acrescentou que o pedido veio também de pedestres, que reclamavam de dificuldades para transitar no local. Vale lembrar que no sábado após a reunião (16/3), a prefeitura voltou atrás e devolveu as duas mãos à rua.

Representando a GCM, o subcomandante Stephano disse que a região registrou diminuição nos índices criminais e atribuiu o resultado à ampliação do patrulhamento na região. Ele fez também um apelo à comunidade e pediu que ela sempre disponibilize imagens das câmeras de monitoramento, para facilitar a identificação de suspeitos.

Ele anunciou também que a GCM está considerando instalar câmeras OCR em pontos diversos da cidade. Os equipamentos, segundo ele, são capazes de ler uma placa de um veículo e informar em 4 segundos se ele tem queixa de roubo ou furto.

Além disso, a guarda agora adota o procedimento chamado de “Anjo da Guarda”. É um serviço análogo ao do SAMU, mas que é destinado a casos não-emergenciais, como levar um paciente a um exame quando não há opções viáveis de transporte disponíveis.

Encerrando a rodada de falas, Fernandes voltou a pedir às pessoas que tomem cuidado com seus celulares, que continuam sendo o objeto de desejo dos ladrões, que os tomam facilmente dos usuários distraídos. Por outro lado, o crime de roubo de carga, segundo ele, diminuiu na região. No último mês, duas tentativas foram frustradas após a população auxiliar nas denúncias.

Ele também reforçou o apelo para que as pessoas não informem a realização de blitz nos grupos de Whatsapp, citando que em alguns países um motorista pode ser multado se for flagrado utilizando o aplicativo de navegação Waze, devido ao fato dele possibilitar que usuários informem a ocorrência de blitz.

A noite foi encerrada pelo delegado Sérgio, que explicou os procedimentos para o processo eleitoral que elegerá nova diretoria do Conseg Granja Viana para o biênio 2019-2020.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 4 de abril, às 18h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Alunos da EM Vicentina Pires de Oliveira participam de 2ª aula do curso Guardião Ambiental

Nesta semana, os alunos da Escola Municipal Vicentina Pires de Oliveira, no bairro Morro Grande, …