Home / Cotia / Cotia é a 1ª cidade da região a ter Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans

Cotia é a 1ª cidade da região a ter Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans

Atendimento e aconselhamento especializado em saúde direcionado a este público será feito no SAE/CTA, a partir do dia 13 de dezembro

Fotos: Alexandre Rezende

No dia em que se celebrou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e de Saúde, anunciou a implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans. O serviço especializado começará a funcionar no próximo dia 13, no SAE/CTA, e será o primeiro equipamento público do tipo na região Oeste e Sudoeste da Grande São Paulo. O anúncio foi feito durante a ação denominada “Vamos Falar sobre Aids” que integrou a programação dos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

O anúncio foi feito pelo titular da Saúde, Magno Sauter. “Este é um momento histórico para Cotia. Momento em que a que a cidade se volta com atendimento e aconselhamento para pessoas que sempre foram negligenciadas”, disse Sauter ao lado da Vice-Prefeita e Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, que endossou a importância desta história que Cotia começa a escrever. “[o Núcleo] é uma grande conquista de direitos humanos”, destacou. “As causas humanas têm a nossa cara e o nosso coração”, ressaltou Ângela agradecendo o apoio do prefeito Rogério Franco.

De acordo com Ângela Maluf, Cotia se debruçou na construção deste projeto e foi conhecer experiências já implantadas, como o Centro de Referência Trans da Vila Mariana, o AME Pró Trans de Guarulhos e o Ambulatório Trans de Campinas.

O evento “Vamos Falar sobre Aids” contou com o apoio de Marina Reidel, Diretora do Departamento de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; do médico Paulo Bafile, coordenador médico da atenção básica, que será o médico responsável pelo atendimento no Núcleo.

Alberto Silva, idealizador e coordenador da Casa Florescer que acolhe pessoas trans em vulnerabilidade em São Paulo. O evento trouxe ainda importantes informações sobre prevenção e tratamento de IST/AIDS com a participação da Farmacêutica Alícia Kruger, travesti, interlocutora do Vigiar SUS, do Ministério da Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

A programação teve ainda palestra da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, que além de trazer diversos dados estatísticos, lembrou que hoje temos 38 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS no mundo e que falar de HIV continua sendo muito importante. Palestrou também o Psicólogo do SAE, Pedro Henrique Jardim, que integrará a equipe de atendimento do novo Núcleo.

O Farmacêutico Nélio Girardo, Coordenador do Serviço de Atenção Especializada SAE/CTA de Cotia, que também será o Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans, apresentou toda a equipe e os fluxos do Serviço.

Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans de Cotia

Início do atendimento: 13 de dezembro

SAE/CTA: Av. Professor Manoel José Pedroso, 843 – Piso 1 – Parque Bahia

Acesse https://www.instagram.com/p/CW87xLCpMiO/ e confira toda a transmissão do evento

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Vem aí a 5ª edição do ‘Sarau para Elos’, na Biblioteca Batista Cepelos

Está marcada para o dia 16 de março (sábado), às 19h, a 5ª edição do …

Skip to content