Home / Cotia / Cotia recebe prêmio por ações de combate à tuberculose em 2021

Cotia recebe prêmio por ações de combate à tuberculose em 2021

Fotos: Divulgação

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia recebeu um certificado de premiação pelas ações de “Busca de Casos de Tuberculose” realizadas durante a Campanha de 2021. O certificado foi concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo. Tradicionalmente, a premiação é realizada no dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, mas, por conta da pandemia, mais uma vez não teve evento presencial.

No ano de 2021, Cotia diagnosticou 68 casos de tuberculose e duas pessoas morreram. A doença tem transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Entre os principais sintomas da estão tosse seca ou produtiva, além de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A interlocutora do Programa Municipal de Controle da tuberculose/VE Cotia, Merieni Souza, destacou que tanto o exame de detecção da doença quanto o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS e que a continuidade do tratamento é essencial para o paciente alcançar a cura.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 30 tem palestra ‘Impactos da Pandemia na Saúde Mental’

A Prefeitura de Cotia, com suas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher …

Skip to content